Postura e elegância

Postura e elegância

 

             Ninguém é elegante se não tiver boa postura! Atenção mulheres! Leiam com atenção este capítulo!

            A elegância e a postura devem caminhar juntas, devem ser parceiras! Uma não deve viver separada da outra! Elas devem fazer parte da rotina da vida! Muitas mulheres acham que para ser elegante basta vestir um vestido bonito, calçar sapatos de salto com 15 centímetros, ter a cintura apertada até não poder respirar, ter a face recheada de maquiagem e andar sorrindo para todos, como se o mundo pertencesse a todos, mas tivesse algumas gerentes – elas. Destaquei as mulheres, mas isto não acontece apenas com  as mulheres, muitos homens agem da mesma maneira. Certos homens têm a mania de pegar um cigarro, acendê-lo com grande garbo e passar a fumá-lo como se estivesse na tela do cinema onde milhões de pessoas o estarão vendo! Com isso, acham que são os homens mais elegantes do mundo! Coitados! Mal sabem eles que seus pulmões estão sendo altamente prejudicados e a sua vida corre sério risco de morte!

            Para ser elegante é necessário ter postura. A elegância não se manifesta apenas por se ter um rosto maquiado, ou bem barbeado, uma roupa nova, uma educação apurada e um jeito especial de fumar! Como disse, a  postura é fundamental. A postura  se manifesta na maneira de se manter o corpo ao andar, ao ficar de pé, ao sentar-se e até ao  deitar-se. Podemos dizer que até no jeito de bater palmas para aplaudir alguém, temos de ter postura e elegância. Tórax altivo, ombros no lugar, queixo elevado, cabeça encaixada sobre a coluna, e não dependurada como se estivesse num cabide. Ter os joelhos firmes e bem aprumados, pés distanciados um do outro na medida correta e abdome  contido são elementos essenciais para a manutenção da elegância e da postura. Cinto muito apertado e calça caindo, são condizentes com terrível deselegância e levam à  má postura!

         Por exemplos,  ao nos sentarmos, temos que encostar a coluna e as nádegas na cadeira. Algumas pessoas acham que, ao sentarmos, devemos ficar apoiados na borda anterior da cadeira, com a coluna bem ereta e o pescoço bem esticado. Fiz perguntas para algumas pessoas sobre elegância e postura, durante uma palestra, e algumas  delas me deram essa reposta. Essa poderá ser uma boa posição se estivermos prestando atenção, durante alguns minutos, em alguma explicação, mas jamais será uma posição elegante e de boa postura por tempo maior. A coluna exige um suporte posterior para nos encostarmos e nos dar conforto e elegância. Encostados no suporte posterior da cadeira, podemos até cruzar os joelhos se quisermos, mas não podemos retirar a coluna desse suporte. Cadeiras inclinadas, sofás grandes ou pequenos deverão ser abolidos de nossa vida. Os sofás têm o assento muito largo. Quando sentamos em um sofá o nosso tronco (tórax e abdome) se inclina para trás e praticamente caímos de costa ficando em péssima posição postural. A cadeira do papai é um grave presente de grego: complica todas as colunas vertebrais.

            O excesso de peso, trabalha contra a manutenção da boa postura e da elegância. Pessoas obesas tendem a ter maiores problemas à medida que engordam.

            A altura da pessoa e os hábitos adquiridos durante a juventude podem colaborar ou atrapalhar na manutenção da boa postura e da elegância.     

           Repeti muito as palavras postura e elegância, você não achou? Foi proposital, dada a importância do assunto que estamos tratando.

           Portanto, manter a elegância, e a postura são de suma importância para a boa  saúde.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: