A visão de cada um

A visão de cada um

 

A vida é o maior dom que Deus deu para o ser humano!Ao falar sobre a vida podemos tratá-la de maneira completa desde o nascimento, crescimento, a degeneração do corpo e a morte ou de um ponto de vista especial. Além da parte física, de maneira  mais profunda e importante, podemos tratá-la na parte da psicologia, do pensamento, do raciocínio, da visão sobre as coisas, da interpretação, da audição, do olfato, da alegria, da tristeza, da raiva e da amizade.Cada um desses dons e de mais alguns que não citei complementa a verdadeira vida e seria digno de um comentário profundo.Hoje, entretanto, vou falar sobre a "visão de cada um" em relação ao seu comportamento frente a situações comuns, às vezes inusitadas, mas principalmente frente às doenças.

O comportamento diante das doenças pode ter variações de entendimento pelos próprios pacientes e por pessoas que os acompanham. Existem os otimistas, os pessimistas, os altruístas, os engraçados, os que vivem para o futuro e os que vivem para o passado. Viver é aprender e aprender é viver melhor.

A vida de médico é repleta de emoções compartilhadas ou não com os pacientes.  Muitas vezes esses sentimentos se confundem. Costumo dizer que feliz é o médico que vive as emoções de seus pacientes. Se o faz, o tratamento se torna mais eficaz. Quando o paciente divide a sua dor com o médico, torna-se mais feliz!

As histórias dos consultórios médicos são intermináveis. Quando digo isso lembro-me das "Mil histórias sem fim" do famoso professor de matemática e escritor Júlio César de Mello e Souza, que adotou o pseudônimo de Malba Tahan. Lembrem-se que as histórias de Malba Tahan não tinham fim, uma continuava na seguinte. Se cada médico fosse editar um livro com as histórias que também não tiveram fim, embora se trocassem os personagens, ouvidas nos consultórios depois de 40-50 anos de trabalho, ultrapassaria o número de histórias do famoso escritor Quem sabe algum dia, com a evolução da informática e do livro digital, algum médico faça isso. Vamos pensar nisso? Viajar para o futuro nos faz bem. A vida se prolonga quando se viaja em pensamento para o futuro. Sonhar é bom, mas vamos falar sobre o que nos propusemos que é a visão de cada um em relação a médicos, pacientes e doenças.

Como médico vejo com frequência o sorriso nos olhos de pacientes de idade que chegam com dor e eu lhes digo que a doença deles é uma doencinha comum e aparece em outras pessoas e que passará com algum repouso e pouco de medicação.Se aparece frequentemente em outros e vai passar em pouco tempo, a felicidade brota nos olhos deles.Se digo que têm doença rara, embora seja de boa resolução, vejo nos olhos deles sinais de preocupação e desespero. "Doença rara é doença ruim" podem pensar ao não dar atenção às minhas palavras. Em alguns casos, vejo a felicidade estampada na face das pessoas quando lhes digo que todas as pessoas que tratei se recuperaram totalmente.

Quando lhes digo que precisam fazer tratamento por seis ou doze meses, mas se recuperarão, alguns se revoltam, mas outros sorriem. "A vida é muito maior do que seis ou doze meses".

Antigamente a amputação de um dos dedos do pé, em caso de diabéticos era ato corriqueiro. Para uns era uma tragédia! Para outros, a cirurgia lhes trariam de volta a felicidade de ficarem sem aquele "peso morto" a lhes perturbarem a vida. Certo dia, disse a um cliente de 50 anos que gostava de jogar futebol, para parar de fazê-lo porque ele estava começando a ter artrose. Ele quis morrer! Parar de jogar futebol? A felicidade de sua vida! Em caso semelhante alguns dias depois, o paciente sorriu e me abraçou: "que bom que o senhor me preveniu, já ouvi falar que essa doença é terrível". Para os doentes, o governo oferece a pior assistência médica do mundo. Para o governo, o Brasil oferece a melhor, a que mais atende.

Dei exemplos de alguns casos médicos, mas a visão de cada um varia de acordo com o caso em questão.

Para as mães, os filhos nunca têm nenhum defeito, nunca cometeram faltas ou crimes. Para a polícia, eles têm todos os defeitos e cometeram todas as faltas e crimes.

Assim é a vida! Cada um a vê por um ângulo! Para alguns políticos, entretanto eles prefeririam que as pessoas não vissem a conduta deles por nenhum ângulo! Acho que na verdade, prefeririam que todas as pessoas fossem cegas.

 

 

Compartilhar: