A criatividade que mudou uma comunidade

A criatividade que mudou uma comunidade

Einstein já dizia que a imaginação é mais importante que o conhecimento. Que o conhecimento é limitado e a imaginação envolve o mundo.

A nossa mente muitas vezes limita nossa criatividade e imaginação. Serve como uma censura, como limites fechando as portas para o infinito. Sim, porque nossa imaginação é infinita. Se prestarmos atenção em questão de segundos saímos de um pensamento a dezenas de outros e quando nos damos conta estamos em um ‘lugar’ completamente diferente do inicial. E o processo criativo eficiente geralmente segue o caminho de soltar a imaginação para depois aparar as arestas e ver quais ideias ou soluções realmente valem.

Mas outro fato também é muito importante para a criatividade: as dificuldades, os problemas a serem resolvidos. E é impressionante como o ser humano tem a capacidade de achar soluções geniais para algumas situações.

Um caso bem marcante sobre essa nossa capacidade é a Landfill Harmonic, uma orquestra que nasceu em Cateura, uma favela no Paraguai onde todos os instrumentos são feitos do lixo. Isso mesmo de restos de lixo sai sons maravilhosos.

A orquestra surgiu pelas mãos do professor Flávio Chavez - que queria deixar jovens longe do mundo das drogas e da delinquência através da música - e do músico Luis Szaran. Eles decidiram criar a orquestra na comunidade, mas faltava recursos para os instrumentos. Foi então que descobriram na favela um artesão que sabia fabricar instrumentos com entulhos, Nicolas Gomez.

Ver crianças e jovens com tão poucos recursos tocando esses instrumentos é inspirador. Não é uma notícia nova, a orquestra já apareceu em sites e reportagens de todo o mundo. Mas é, com certeza, algo para se lembrar todo dia: a criatividade e a imaginação não devem ter limites e podem, sim, resolver muitos problemas ao nosso redor.

Vale conferir o resultado.
Inspire-se!

 “O mundo nos dá lixo, nós retribuímos com música”

 www.landfillharmonicmovie.com

 

Compartilhar: