02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Colegas leitores, hoje, inauguração deste blog, é uma data muito especial - é o dia mundial de conscientização do autismo. Esse assunto é um dos que abordarei dentro da grande área Educação Inclusiva/Especial.

Durante todo o mês de Abril, e em especial no dia 02, são realizadas atividades para conscientização do autismo. Neste dia muitos usam uma vestimenta ou uma fita de cor Azul como sinal característico dessas atividades. Neste sentido, trago para vocês algumas informações acerca desse assunto, as quais eu considero sejam parte da minha contribuição em favor dessa causa.

Pessoas com autismo, ou Transtorno do Espectro Autista – TEA, comumente apresentam tanto atrasos no desenvolvimento da comunicação e da socialização quanto à ocorrência de comportamentos repetitivos e estereotipados, como balançar a cabeça ou o corpo e/ou brincar e fazer sons fora de contexto. Estas características descritas, que podem apresentar graus variados de severidade, geralmente comprometem tanto as atividades diárias da pessoa com autismo, no que diz respeito ao acesso e ao atendimento em ambientes comuns, como escola e cinema, quanto as atividades diárias de seus pais e de pessoas intimamente relacionadas. Muitas vezes a família se priva da participação em eventos sociais, culturais e acadêmicos.

Pesquisas realizadas nos EUA no ano passado apresentaram dados que estimam a proporção de 1 criança com autismo para cada 68 nascidas. No ambiente acadêmico, há muitos pesquisadores que acreditam que estes dados possam representar a mesma proporção em escala mundial. Diante deste quadro, a única abordagem baseada em evidências científicas e comprovadamente eficaz para atendimento e ensino de pessoas com autismo é a Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA (do inglês: Applied Behavior Analysis). No Brasil, são muitas as dificuldades enfrentadas pelos pais no que se refere ao atendimento adequado para seus filhos com autismo. Algumas destas dificuldades são: o acesso ao diagnóstico precoce, a educação de qualidade e em ambiente escolar comum e o direito legal aos tratamentos intensivos orientados por profissionais com formação em Análise do Comportamento Aplicada.

Embora a dificuldade no acesso a profissionais especialistas em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo ainda se caracterize como uma enorme barreira no processo de inclusão social e educacional das pessoas com autismo no Brasil, em Ribeirão Preto nós temos uma favorável perspectiva de mudança desse cenário. Um grupo de doutores de um laboratório de pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, o LAHMIEI (www.lahmiei.com.br), que recentemente inaugurou um Instituto de excelência para atendimento de pessoas com autismo, neste 2º semestre de 2015 ofertará em Ribeirão Preto o II Curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo.

Ainda que o atendimento de pessoas com autismo no Brasil esteja longe de ser equiparado e de qualidade, o momento atual em que vivemos no processo de inclusão educacional e social parece ser o mais favorável.

Nos próximos textos deste blog eu abordarei assuntos relacionados à qualidade de vida, à escolarização e à promoção de atividade física para pessoas com autismo. Sugestões de outros assuntos serão sempre muito bem recebidas por mim.

Abraços e até breve!

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