Exercício Físico & Autismo – Benefícios Gerais

Exercício Físico & Autismo – Benefícios Gerais

Leitor, antes que eu apresente qualquer técnica, procedimento ou estratégia de ensino, tenha clara a ideia de que neste blog será abordado o assunto “exercício físico E pessoas com autismo” e não sobre uma nova modalidade ou tipo especial de “exercício físico PARA pessoas com autismo”.

Pode parecer confuso, mas muitas pessoas (infelizmente também para muitos profissionais da saúde e educação) acreditam que há exercícios diferentes dos usuais e que sejam voltados especificamente para pessoas com autismo. Eu não entendo assim!

Todas as pessoas, tanto as com desenvolvimento típico (pessoas sem deficiência) quanto as com autismo, precisam realizar exercícios físicos para melhorar as capacidades físicas, as condições cardiorrespiratórias, o tônus muscular, as habilidades motoras ou para emagrecer, por exemplo. Objetivando estes ganhos, um planejamento de exercícios físicos desejável deveria orientar-se segundo as características particulares de cada praticante, ou seja, seus interesses, necessidades e possíveis restrições. Se em todo planejamento de exercícios fossem consideradas as características particulares do praticante e as suas prioridades de ganhos, então não haveria a confusão de pensar em duas categorias de exercícios físicos diferentes, sendo um tipo voltado para pessoas com desenvolvimento típico e outro tipo voltado para pessoas com autismo.

Diante deste contexto, então resumidamente, falarei de técnicas, procedimentos e estratégias para ensino de exercícios físicos para pessoas que apresentem, pelo menos, alguns dos comportamentos que são típicos (comuns) de pessoas com autismo, tais como atraso no desenvolvimento da comunicação, da socialização ou comportamentos repetitivos e estereotipados.

Em linhas gerais, o grau de atraso no desenvolvimento da comunicação, da socialização e dos comportamentos repetitivos e estereotipados que o praticante (a partir de agora, neste texto, vamos entender que “praticante” é a pessoa alvo do plano de exercícios) apresentar vai orientar as prioridades no planejamento dos exercícios em duas possíveis perspectivas de atendimento: 1. Educação Especial ou; 2. Educação Inclusiva.

          1. Na perspectiva da Educação Especial, o atendimento do profissional de Educação Física (ou mesmo de outra área disciplinar) é individualizado (1:1), requer nível de apoio constante e intensivo e é desejável quando o praticante apresenta grande comprometimento na comunicação e comportamentos agressivos ou auto-lesivos;

          2. Na perspectiva da Educação Inclusiva o atendimento profissional:
                A) Ocorre em duplas (1:2 - sendo geralmente uma delas uma pessoa com desenvolvimento típico) ou em grupos pequenos (1:3 até 1:5), comumente requer nível de apoio com auxílio físico (ex: conduzir a locomoção com mãos nas costas ou pelo braço) e dicas visuais (ex: mostrar um cartão com a atividade que deve realizar - saltar pneus, correr em zigue-zague ou arremessar uma bola) de forma intermitente (às vezes) e é desejável quando o praticante consegue se comunicar, tem limitada socialização e apresenta estereotipia;
                B) Ocorre em grupos maiores e em esportes coletivos, geralmente requer nível de apoio menos intensivo, como gestos (ex: apontar com o dedo o local que deve fazer a atividade) e dicas orais (ex: "Agora é a vez do pula-pula" ou "Jogue a bola no cesto"), auxílio em momentos específicos e é desejável quando o praticante apresenta um menor grau de comprometimento na comunicação e na socialização.

Vale ressaltar que para muitos estudiosos da área educacional, a perspectiva Educação Especial pode representar uma fase inicial de um progressivo processo de Educação Inclusiva.

Bom, pessoal, por hoje foram estas as contribuições. Espero que tenham gostado! :)

Quem quiser saber as referências que me serviram de consulta para elaborar este texto ou quem quiser tirar alguma dúvida, me enviem um e-mail: [email protected]

Sugestões e críticas serão sempre bem vindas!

Na semana que vem o assunto será “Exercício Físico & Autismo – Obesidade”.

Abraços.
(https://www.facebook.com/modeloexerciencia/)

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