Pre-pa-ra que agora é hora do Show das Poderosas

Pre-pa-ra que agora é hora do Show das Poderosas

Em tempos de crise muita gente sucumbe, enquanto alguns aproveitam para crescer ou se fortalecer.

 

Nos mais de quarenta anos trabalhando com as maiores e menores empresas do mundo, tive o privilégio de vivenciar várias dessas crises. Sim, o privilégio! Os chineses costumam chama-las de oportunidade.

 

Em uma delas pude ver de perto, por diversas vezes, como isso funciona: A empresa sabia que as crises eram fabricadas por interesses diversos, como a necessidade do sistema financeiro se estocar de dinheiro, para depois anunciar a bonança e voltar a emprestar, ou para elevarem seus ganhos na alegação do risco.

 

Observando isso, a empresa entrava em mercados saturados, comprando uma pequena empresa do segmento para aprender a lidar com ele e, quando a maioria das empresas sucumbiam, ela injetava talento e recursos para crescer no espaço que ficava disponível. Geralmente virava líder de mercado.

 

O fato é que as crises existem, só que afetam pessoas e empresas de formas diferentes.

 

Enquanto muitas recuam, algumas avançam, pois o espaço de consumo sempre recua menos do que os participantes de um mercado. Ou seja, o mercado encolhe 10% e as empresas participantes encolhem 50%, por exemplo. Assim, quem souber aproveitar terá 40% a mais de oportunidade para avançar ou se fortalecer.

 

É que em momentos de crise sobrevivem empresas e pessoas poderosas.

O poder de uma empresa ou de um profissional não é determinado somente pelo dinheiro que dispõe mas, principalmente, por sua capacidade de adaptação. Chamo isso de poder de reação. Há quem chame de resiliência, poder de adaptação e outros tantos nomes. Resumindo: quem tem o poder sobrevive.

 

Se os recursos são poucos, é necessário ter maior inteligência na sua aplicação. Se a mão de obra anda sobrando pelo desemprego, é hora de caçar os melhores talentos, mesmo que esses custem um pouco mais. É bom ter poucos e muito bons do que o contrário.

 

Se são poucos, precisam também ser melhor treinados para o jogo dos negócios. É como o pênalti num jogo de futebol, se o jogo está difícil e surge um pênalti, o que nem sempre acontece, é bom que o batedor tenha muita competência, pois essa é a grande chance de ganhar o jogo.

 

É hora de rever seus conceitos, repensar o negócio e, em vez de chorar, encontrar poder de reação para o enfrentar os problemas. Buscar soluções que podem até não custar pouco, mas que possam exibir sua capacidade de reagir. É hora do poder da criatividade, da adaptabilidade, hora também de comprar, pois muitas mercadorias e ações de empresas baixam os preços nesses momentos.

 

Mas é preciso regular corretamente GPS da empresa com assertividade.

Agora é hora do Show das Poderosas. Quem viver verá!

 

Compartilhar: