Quais são suas referencias para tomar decisões?

Quais são suas referencias para tomar decisões?

A maturidade é uma coisa espetacular, porque entre outras coisas ela permite que façamos as coisas que são realmente importantes de uma forma muito mais simples e geralmente com menor esforço.

Pessoas e empresas amadurecem, só que nas empresas esse processo é muito mais complicado por tratar-se de um crescimento em grupo e em constante mudança.

Um dos fatores que dificulta o amadurecimento das empresas é a falta de objetivos claros a serem cumpridos por todos os que dela fazem parte. Por incrível que pareça, mais de 90% dos funcionários de uma empresa não sabem por qual motivo lutam por ela.

Outro importante fator é que geralmente aceitamos conselhos rasos para não termos muito trabalho para pensar. E o que são os conselhos rasos? São aqueles conselhos dados por pessoas que nada entendem daquilo que é de fato o negócio ou que são partes interessadas na resposta. Por exemplo: Quantas vezes perguntamos ao dono do restaurante ou ao metre se a comida está boa? Alguém conhece algum dono de restaurante que diz que a sua comida está horrível e manda o cliente para um concorrente? Ou algum banqueiro que recomenda o investimento do seu cliente fora da área financeira?

Quando fazemos as perguntas erradas ou para pessoas com interesse direto na resposta somos rapidamente induzidos aos erros. E por que fazemos isso constantemente? Porque é mais rápido, mais fácil, ajuda-nos a obter a resposta que queremos e não a que precisamos e geralmente é mais barato. E assim, quando as coisas não dão certo, encontramos uma explicação de algum fator externo para justificar o problema e seguimos em frente. Só que não.

Os mercados mundiais e também os locais estão amadurecendo rapidamente e se tornando cada vez mais competitivos e quando estamos fazendo parte da competição só há um resultado que realmente nos interessa, a vitória. Empresas foram feitas para dar lucro, não desculpas.

E tudo passa pela leitura correta dos princípios que norteiam qualquer tipo de negócio, pelo cumprimento correto das regras de longa sobrevivência e da aplicação de planos bem elaborados, por gente realmente independente. Finalmente por projetos aferidos constantemente pela empresa e conhecidos e executados pelos seus colaboradores.

E isso vale para um setor da economia tanto quanto para uma microempresa, não importa o porte, a localização, o momento, importam os princípios, as condutas e as avaliações para eventuais correções de rumo.

Pérsio Padovan – Estrategista de Vendas – Padovan & Associados.

 

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