O frio chegou... E a vontade de fondue, também!

O frio chegou... E a vontade de fondue, também!

O frio chegou e, com ele, a vontade de comer aquelas comidinhas típicas da estação. Uma delas é a fondue!

Vocês devem estar se perguntando o porquê de eu trazer um assunto gastronômico em um blog de viagens, certo? E quem disse que viajar não é ter experiências com deliciosas receitas? Com certeza em todas as suas viagens, vocês se recordam de um prato que marcou, um doce que o fez derreter e um restaurante que deseja voltar. Correto?

A fondue é um prato bastante característico do frio e, consequentemente, dos países gelados. Então, vamos mergulhar nesse mundo gostoso?

História

Ao contrário do que muita gente acredita, fondue é uma palavra feminina que significa queijo fundido ou derretido. Originária da Suíça francesa, conta-se que no século XIII moradores dos Alpes Suíços tiveram uma superprodução de queijo que endureceu com o inverno. Para evitar a perda e conservá-los, derreteram o excesso produzido e acrescentaram Kirsch.

Em meio à Segunda Guerra Mundial, por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para aguentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.

A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

Agora vamos a uma informação bacana para quem deseja saborear a fondue de carne? Tipos de carne: Você pode escolher carne de boi, cordeiro ou de aves desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela sua maciez. 

E a de queijo? Para este tipo de fondue, além do queijo, você vai precisar de uma cesta de pão. Siga atentamente a receita que você escolheu. Não há como errar. Se a fondue engrossar, aqueça a parte um pouco de vinho e despeje na massa sem parar de mexer. Se a fondue ficar mole, junte um pouco mais de queijo ralado, sem parar de mexer, até a massa encorpar. 

Delícias doces

A fondue doce é uma excelente sobremesa para dias frios. A mais comum é a de chocolate, mas vale a pena experimentar a de caramelo e a de marshmallow. O importante é saber que cada tipo de fondue requer uma temperatura adequada.

Confira algumas receitas:

Fondue chocolate branco (no microondas)

Ingredientes:

300g de chocolate branco especial para fondue

110 ml de leite desnatado

frutas

Modo de Preparo:

Coloque o chocolate em um recipiente especial para microondas. Junte 110ml de leite desnatado e leve ao microondas por 3min. Após, retire e bata com uma colher por 1 min, até que fique cremoso. Se quiser, acrescente 2 colheres (sopa) de licor cointreau.

__________

Fondue de carne

Ingredientes:

- Molho 1

½ xícara de maionese

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (chá) de alcaparras picadas

2 colheres (sopa) de creme de leite

- Molho 2

1/2 xícara de maionese

1 colher (sopa) de curry em pó

2 colheres (sopa) de creme de leite

sal e pimenta-do-reino

- Molho 3

Mesmos ingredientes do molho 2, substituindo o curry por mostarda ¼ xícara de catchup

2 colheres (sopa) de geléia de damasco

1 colher (chá) de molho inglês

1 colher (chá) de vinagre

Molho 4

½ xícara de maionese

1 colher (café) de wasabi (raiz forte)

4 colheres (sopa) de catchup

3 colheres (sopa) de creme de leite

500 g de filé mignon cortado em cubos de 3 cm óleo de girassol ou canola para a fritura saleiro e pimenteiro Modo de Preparo:

Coloque o óleo em uma panela para fondue e leve ao fogo. Arrume os cubos de carne em uma travessa oval e decore a travessa com folhas de alface, pepinos e cebolinhas em conserva. Aqueça o óleo e transferira a panela para o aparelho de fondue. Sirva acompanhado

Espero que gostem!

Abraços,
Renata Calil

Compartilhar: