Como você administra seu tempo para ""pensar""???

Como você administra seu tempo para ""pensar""???

Como você administra seu tempo para “pensar”?

A grande dificuldade hoje em dia das empresas, empregados e gestores é com certeza a falta de tempo. Como administrar o tempo para “pensar” e melhorar processos e serviços, é sobre isso o artigo de hoje.

Leonardo Siqueira

 

 

 

 

O tempo é o grande inimigo de todos, quer seja no âmbito profissional, bem como no pessoal. Todos os dias quando a gente conversa com as pessoas preste atenção que normalmente a primeira coisa quando você pergunta é “e aí como vai?”, a resposta vem sempre “correndo bastante”. Essa rotina e correria já se tornaram parte do dia a dia, o grande problema é que se não administramos nosso tempo para “pensar”, vivemos da rotina e ficamos sempre no mesmo lugar. Precisamos nos organizar para planejar nossa vida e podermos fazer algo para melhorar, mas para isso é necessário ter a gestão sobre o tempo. Outro grande vilão são os smartphones, dependendo da pessoa, pode perder até 15% do dia em função deles. Pessoas que não tem muito “foco”, são as que mais perdem tempo nessas ferramentas.

Os manuais de administração mostram que as pessoas deveriam seguir a regra do 80/20. “É 80% do tempo para na operação e 20% do tempo para pensar, para gestores e líderes essa regra se inverte, justamente para poder pensar mais do que operacionalizar. Nas lideranças uma das causas da falta de tempo é a “centralização”, o ato de não delegar as atividades operacionais acabam muitas vezes ocupando o tempo demais do gestor e ele está deixando de fazer o que é de sua responsabilidade que é “pensar”.

A disciplina e planejamento são fundamentais para conseguir melhores resultados em nossos dias, sem um método e foco em realizar o que nos comprometemos não atingiremos nosso objetivo. É necessário realizar na noite anterior ou na primeira hora do dia um plano de trabalho, isso mesmo, liste o que você vai fazer no dia com tópicos e prazos para cumprir, essa é a melhor forma, pois se não tivermos uma meta, qualquer coisa que fizermos durante o dia vai estar bom. Um dos grandes cuidados são as “entradas” de assunto que não foram planejados e que vem de demandas de outras pessoas. É preciso filtrar todas essas demandas “extras” pelas prioritárias, caso contrário vai se perder no tempo e não vai atingir os objetivos do dia.

Administrar o tempo é a melhor forma de organizar sua vida, é ter “tempo para pensar”, em fazer a diferença e buscar seus objetivos pessoais e profissionais, se organize para que faça realmente o que gostaria de fazer, possivelmente você não consegue fazer hoje porque anda tão ocupado com tarefas urgentes na sua rotina mas muitas delas não são tão urgentes ou prioritárias que não lhe sobra tempo. Quem tem tempo, muitas vezes não é porque não faz nada, é porque sabe administrar o tempo que tem. Porém, se esse é seu caso, aproveite para usar esse “tempo ocioso” para pensar e planejar sua vida.

“As pessoas comuns se preocupam apenas em passar o tempo, as que têm talento em utilizá-lo”
Arthur Schopenhauer

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