Amigos, amigos…Negócios a parte!

Amigos, amigos…Negócios a parte!

 

amigos, amigos

Relações pessoais ou humanas são necessárias em todas as fases da nossa vida, elas nos levam a crescer no sentido da importância da coletividade e da solidariedade, que por sua vez são qualidades vitais para se trabalhar em equipe ou para liderar.

Nesta reflexão, chamaremos relações pessoais:

*Laços de Amizade que se processam de forma crescente fora do ambiente de trabalho, onde há troca de confidências.

*Laços familiares (Casais, pais e filhos, irmãos, parentes). 

*Laços afetivos (namoro, paquera, etc) 

Qualquer uma destas relações tem sua importância e deve ser valorizada, porém vários cuidados são necessários quando se trata do cenário profissional.

Laços de Amizade:

Como é bom ter um amigo por perto, alguém que nos compreenda e que também tenha liberdade de nos alertar de possíveis arestas a serem aparadas, porém o sigilo de informações deve ser sempre observado, e um cuidado especial deve ser empregado ao lidar com amigos em posição de liderança, pois facilmente o fantasma do favoritismo pode comprometer sua credibilidade. 

Laços Familiares:

Em se tratando de empresas familiares, a grande vantagem é a unidade de objetivos. A família, já se constitui uma força poderosa pela sua própria essência, e pode trazer a harmonia do lar para a  realidade da empresa. Por outro lado se o lar estiver enfrentando crises de qualquer natureza, este cenário também pode ser transportado para a rotina do seu negócio, potencializando a crise. Como colaboradores, a maioria das empresas tem suas reservas quanto a admitir irmãos e familiares, principalmente porque acabam tendo que administrar mas uma situação, que como vimos, muitas vezes pode ser desfavorável.

Laços Afetivos:

Se formos analisar quantitativamente passamos mais tempo no nosso ambiente de trabalho do que fora dele, naturalmente isto gera um convívio que pode certamente despertar interesse entre duas pessoas. Todo início de relacionamento já vem carregado da emoção da descoberta, desta forma este sentimento pode captar atenção e por conseqüência comprometer o desempenho e a produtividade. Administrar esta situação demanda muita maturidade e foco.

É fundamental ter em mente que nossas habilidades profissionais são uma extensão das muitas habilidades que compõem nossa vida como um todo, e é perfeitamente possível manter estas relações no ambiente de trabalho, se tão somente não se fundirem, mas sim caminharem lado a lado!

 

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