Captei a mensagem!

Captei a mensagem!

Uma empresa funciona com várias engrenagens, eu diria que a comunicação atua como o óleo lubrificante para que não haja desgaste e para que as engrenagens funcionem sem trancos.
Passar a mensagem e ter a certeza de que foi compreendido é desafio pra muitos líderes, além de ser segurança do possível sucesso da tarefa solicitada.
Líderes que se desdobram em muitas atividades tendem a ser superficiais quando se expressam, iniciam uma conversa, e logo depois sua mente já começou a pensar em outro assunto, outra atividade.
Resultado: podemos ser parcialmente compreendidos, e por conseqüência os resultados também serão parcialmente concluídos.
A maior responsabilidade é de quem passa a mensagem e não de quem recebe, para isto temos alguns cuidados a tomar:
1) Cuide para que não haja interferências ao seu redor, música, telefone, ou qualquer outro tipo de movimento que possa gerar dispersão.
2) Olhe nos olhos do receptor e se preciso repita a mensagem.
3) Nao espere que o outro pergunte ou expresse dúvidas, você pode estar na frente de alguém tímido ou inseguro, ou tão seguro de si que talvez prefira não falar nada. E como não se trata de uma queda de braços, não meça forças, seja sábio e garanta o sucesso da recepção e entendimento da sua mensagem fazendo perguntas que você acredita que possam surgir ao decorrer da conversa.
4) Quando nos comunicamos com um grupo, é preciso tomar cuidado para não mantermos nossos olhos numa determinada pessoa durante muito tempo, isto pode mostrar que você esta preterindo ou preferindo alguém, a imparcialidade é essencial nestas ocasiões.
Falar e ser compreendido é uma via de mão dupla!
Comunicar-se bem é uma responsabilidade pessoal, é como direção defensiva, se você praticar pode evitar ainda mais incidentes no percurso.
A comunicação ideal é aquela que não tem formato especifico, mas se adapta ao ambiente e as pessoas que são alvo da mensagem.
O bom comunicador procura conhecer o público (mesmo que seja um apenas) para quem vai falar, pois mensagem formatadas são como uma receita de bolo que faltou fermento... Fica pesada e difícil de digerir!

Compartilhar: