Características de um Líder - O Líder Servo

Características de um Líder - O Líder Servo

A habilidade de servir pode e deve ser desenvolvida pela liderança. Servir parece ser a princípio uma qualidade antagônica ao que se espera ver numa figura que lidera, porém depois de muitos gestores colherem benefícios deste modelo de gestão, as atenções estão se voltando para o modo de liderar, servindo.É indiscutível que, na sua maioria, as pessoas gostam de ser servidas, na verdade quando somos servidos identificamos em quem nos serve uma abertura para interagir, e aí está a grande vantagem deste tipo de liderança: estabelecer relacionamento sincero e consistente que gere confiança.

***Você precisa ser um exemplo! Antes de agir, seus liderados buscam referências, observam e através do que vêem, aprimoram suas atitudes segundo suas próprias características pessoais e desenvolvem um estilo único. O efeito espelho não só potencializa a garantia de execução de tarefas, como é também a mais pura demonstração de reconhecimento de liderança, desta forma o ato de liderar por exemplo está intimamente ligado ao de servir.
Gratidão e disposição são características presentes no Líder que serve, ninguem é grato sem antes ter experimentado a experiência de ter servido alguém ou alguma causa: É uma via de mão dupla.

Na prática:

  • Esteja atento as necessidades dos seus liderados e busque alternativas para atendê-las,
  • Procure fazer sempre algo a mais do que você já faria,
  • Identifique oportunidades para surpreender, servindo. Comece com pequenas atitudes:Ex: Encaminhar um email que estão a procura, enviar um contato, levar um café, etc.

O efeito positivo destas atitudes te dará forca e ânimo para desenvolvê-las, e certamente o retorno tornará sua gestão mais produtiva, mais responsiva e mais real.

Compartilhar: