Competição que movimenta ou Disputa que destrói?

Competição que movimenta ou Disputa que destrói?

No universo complexo de uma equipe certamente conseguimos identificar vários perfis, entre eles os "competidores". Esta categoria, os competidores, são encontrados em larga escala nas equipes de vendas mas se mostram presentes em todas as áreas, brilham os olhos quando recebem novas e desafiadoras metas e são movidas por desafios, pessoas assim, são geralmente dinâmicas e mesmo entrando sempre pra ganhar adoram competir! Se as metas forem atingíveis, os critérios bem elaborados e os resultados honrados com reconhecimento, a cada competição a equipe ganha força e velocidade!

***O outro lado da moeda são as vãs disputas de poder e visibilidade.

Para evitar danos maiores a harmonia e desenvolvimento do seu time, o Líder tem que estar atento e identificar personalidades que tendem a ganhar força e velocidade através da derrota ou ineficiência do outro. Para identificar facilmente estas pessoas crie o hábito de elogiar e honrar pequenas atitudes em público, para estas pessoas, ver alguém sendo honrado é um prato difícil de saborear!

Muitos acreditam que um ambiente competitivo pode ser prejudicial a saúde da empresa, eu entendo que se houver lealdade e propósito este cenário promove crescimento no trabalho em equipe, maturidade e desenvolvimento.Trabalhar em equipe não é um jargão ultrapassado na linguagem empresarial, é um aprendizado diário.

A interdependência é o remédio do egoísmo, como também é o segredo de uma equipe coesa que entende que competir é o combustível para se movimentar e não para se auto-destruir.


Compartilhar: