Dívidas? Não adianta reclamar, tem que encarar!

Dívidas? Não adianta reclamar, tem que encarar!

Bolso vazio

Dentro das resoluções de início do ano que o ocupam o topo da lista das maioria das pessoas, uma delas certamente é:

Começar o ano sem dívidas ou se livrar delas o mais rápido possível. Segundo o Banco Central, quase 01 a cada 03 pessoas está endividada no Brasil, um número muito expressivo!

Em primeiro lugar é preciso entender o motivo pelo qual a situação fugiu do controle. Nenhuma mudança estrutural terá bom êxito se não tratarmos a raiz, a causa. Podemos até ter sucesso a princípio, mas se não mudarmos nossa mente, nossa maneira de pensar, a reincidência será uma conseqüência certeira!

 

Analise, estou endividado pois:

1) Perdi o emprego e não tinha reservas;

2) Outros fatores externos (independentes da minha vontade) causaram este desajuste;

3) Faltou planejamento;

4) Faltou supervisão ou adequação.

 

Feita a primeira análise, vamos a prática!

4 dicas preciosas que te ajudarão a vencer este Golias:

 

1) Reuna e Agrupe as contas por categoria, exemplo: Lazer, Educação, Saúde, Supermercado e coloque numa planilha para melhor visualização.

Não esqueça que a negação é o primeiro inimigo de quem quer se ver livre de algum obstáculo aparentemente intransponível.

 

2) Escolha uma ordem de prioridade para começar a executar o processo de negociação.

Escolha primeiro as que comprometem mais de 10% da sua renda líquida, depois as que performam juros mais altos como cartão de crédito por exemplo. Atribua duas cores distintas para definir gastos "não controláveis" (aluguel, escola, condomínio, etc) e gastos "controláveis" (supermercado, lazer, energia, etc), desta forma toda vez que você abrir sua planilha saberá os gastos que você pode trabalhar para reduzir

 

3) Negocie com seus credores e fuja das ofertas de "dinheiro fácil".

Entrar em contato com os credores é o passo principal para que você estabeleça como vai pagar. É importante ter definido o quanto poderá contribuir por mês para quitação daquela dívida, para poder propor o parcelamento. Antes de fechar compare os juros com empréstimos em uma instituição financeira de sua confiança, muitas vezes é mais vantajoso levantar todo o dinheiro e quitar com desconto.

Não se iluda com as ofertas das financeiras que acabam por aumentar ainda mais o rombo do seu débito como um todo.

 

4) Planeje seus gastos

De posse da sua planilha, você pode alimentá-la diariamente com seus gastos e desta forma não ter surpresas no final do mês. Conheço pessoas que tem um pequeno caderninho onde anotam tudo que "sai" dos seus bolsos, além do que, hoje como o uso dos cartões de débito e credito, as famosas boletinhas já configuram um ótimo comprovante para nos auxiliar neste controle.

 

Reflita:

Antes de se tornar rei, Davi enfrentou o gigante Golias, o qual todos temiam. A coragem para enfrentá-lo, foi uma característica fundamental para fazer dele um vencedor!

Compartilhar: