Entender e se fazer entendido!

Entender e se fazer entendido!

comunicaUma das características da comunicação entre duas pessoas é a ausência de uma testemunha, portanto a clareza é fundamental e tem como objetivo certificar o sucesso do entendimento da mensagem. A figura da terceira pessoa pode exercer retorno ao reforço positivo que muitas vezes tendemos a buscar, além de dar ênfase e credibilidade a mensagem. No caso de uma conversa a dois a credibilidade e a clareza são ingredientes obrigatórios na mensagem.

***Alguns cuidados a serem observados:
1) Crie um ambiente favorável e livre de interferências, através desta atitude você sinaliza seu interesse em se comunicar, bem como o valor que o interlocutor e a mensagem tem para você.
2) Seja cuidadoso ao se certificar que está sendo compreendido, porém cuidado com a redundância. Se for um novo direcionamento ou uma estratégia, cuide de alinhavar o final da mensagem com um breve resumo do que foi falado anteriormente, e se houver atitudes práticas a serem tomadas enumere as tarefas propostas.
3) O que tem que ser falado individualmente não deve ser exposto para os demais.
Mas como corrigir e orientar quando a situação demanda uma atitude imediata?
A melhor forma é fazer com que o outro entenda, NA HORA, que você precisa ter uma conversa ASSIM QUE POSSÍVEL com esta pessoa.
Se houver possibilidade, tire a pessoa do ambiente coletivo e a leve para um lugar de privacidade.
4) Como abordar um correção ou um direcionamento?
Em ambos os casos (correção ou direcionamento) deve-se existir um padrão que foi quebrado ou alterado, e este padrão e/ou princípio tem que estar claro para esta pessoa, desta forma antes de tudo:
  • Relembre os padrões e príncipios que norteiam seu negócio,
  • Relate a situação que você presenciou ou tomou ciência,
  • Permita que o outro argumente e se defenda, ouvindo com cuidado,
  • Controle suas emoções (indignação, frustração, decepção, etc.), pois dependendo da intensidade da carga de emoção, você gerará uma tensão ainda maior,
  • E finalmente mostre o caminho que deveria ter sido tomado e seus benefícios, proporcionando-lhe uma nova chance.
 Dar resposta apropriada é motivo de alegria; e como é bom um conselho na hora certa! - Provérbio de Salomão

 

Compartilhar: