Estilos de Liderança - Jesus Cristo

Estilos de Liderança - Jesus Cristo

JesusLiderança se constrói, mas observar e aplicar modelos de sucesso faz parte do princípio da sabedoria que consiste em trilhar caminhos que já foram percorridos com êxito, como também evitar veredas que culminaram em desacertos.

Discussões teológicas a parte, fato é que muito se tem estudado acerca do modelo de liderança de Jesus Cristo. Destaco 03 características que marcaram sua trajetória e que são perfeitamente aplicáveis a nossa realidade: 

1) Jesus tinha seus objetivos bem definidos. Ele sempre dizia: sei de onde vim e sei para onde vou. Embora muitos questionassem sua missão ou sua identidade, Ele nunca se deixou abalar pois sabia quem era e para o que fora comissionado. Durante nossa trajetória profissional, somos muitas vezes levados a provas que tendem a abalar o que já foi construído, como também podem tornar o objetivo mais distante e quem sabe até inatingível. Ter pré-definido onde se quer chegar não te isenta de problemas de percurso, porém garante o sucesso no processo de retomada ao objetivo.
2) Jesus investiu tempo em conhecer seus liderados. A mesa da refeição era um lugar de intimidade onde Ele podia estreitar os laços com seus discípulos e conhecê-los melhor, desta forma conseguia interagir diretamente com a rotina destas pessoas, levando-as a segui-lo em sua missão primeiramente porque acreditavam que valia a pena. Reuniões geralmente são focadas em decisões, processos e propostas. Investir tempo para conhecer seus liderados vai além desta rotina, investir tempo é usar um pouco do "seu" tempo e dividi-lo com seu colaborador.Pessoas se interessam por quem se interessa por elas.
3) Jesus sabia dizer não. Por alguma vezes Jesus foi solicitado para fazer algo bom e lícito, mas por ter seus objetivos bem definidos, tinha domínio sobre sua agenda e administrava seu tempo com base em seus objetivos. Não se deixava levar por demandas "surpresa". Dizer não, é um remédio eficaz contra o stress, além de não contribuir para o jargão que diz que os dias estão passando rápido demais.

Um dia sempre terá 24 horas, o que faz  parecer com que tenha 18 é o excesso de atividades que inflam as horas, aceleram seu ritmo para além da capacidade e culminam por depreciar seu rendimento num compasso desenfreado.

Compartilhar: