Fala que eu te escuto!

Fala que eu te escuto!

orelhao

O Princípio da Participação

Para exercitar este princípio, em primeiro lugar é preciso entender que devemos ser mais interessados do que interessantes.

Líderes, por sua natureza, tendem a ser interessantes, e este príncipio - a participação - nos leva a refletir sobre os benefícios de se dedicar tempo para ouvir e observar. 

Ouvir e observar são desafios constantes para a maioria dos líderes, principalmente para os sangüíneos e carismáticos.

Existe uma moeda que está muito valorizada nos dias de hoje: O Tempo de Qualidade, ou atenção focada.

Quantos de nós já não vivenciamos  nossos filhos ou cônjuges "mendigando" um pouco de atenção?

Pois bem, nossos colaboradores nas empresas são como filhos sem voz, pois pelo receio muitas vezes de colocar em risco sua posição, expressam de forma silenciosa e em alguns casos contagiosa sua insatisfação por não serem observados. 

Independente do formato da sua empresa, você pode estabelecer durante a semana, um dia com seus colaboradores diretos, ou com um grupo específico por mês, para ouvir suas idéias de uma maneira informal. Não se trata de uma reunião, e sim de dar tempo de qualidade, interessar-se pelo que falam. 

Sempre me valho da pessoa do Rei Salomão como referência de sabedoria, foi ele quem disse que há tempo determinado para todo propósito, tempo de calar e tempo de falar. Entendo que, se sempre nos silenciarmos, autorizamos a expressão do outro.

Quando nos interessamos pelas idéias do outro, criamos o elo da participação, que  e se torna fonte de sustentação para que a ligação do colaborador com a empresa não rompa facilmente!


Compartilhar: