Gestão Responsável, enfrentando a realidade.

Gestão Responsável, enfrentando a realidade.

Todos nós enfrentamos épocas difíceis, empresas também enfrentam.
Sol e chuva caem sobre todos, sem distinção.
Recentemente aprendi a história de um militar americano de alta patente: Almirante Jim Stockdale que foi prisioneiro por 8 anos durante a Guerra do Vietnã.
Ele não tinha previsão para sair, porém nunca perdeu a fé de que iria se ver livre daquele lugar, mas sem deixar de enfrentar as dificuldades que compunham a realidade dele naquela época.
Ele aprendeu a sobreviver as pressões e extraiu as melhores lições, as melhores experiências, não deixando que o otimismo o cegasse, ao contrário, sendo um otimista responsável, observou e reuniu forças para esperar pela libertação.
Stockdale ensina a diferença entre fé e convicção e disciplina para enfrentar a realidade.
Otimistas morreram de coração partido naquele cativeiro, pois dedicaram todas as suas forças somente numa coisa: a liberdade.
Em nossas empresas não é diferente, e em tempos de crise é extremamente necessário fazer um esforço honesto, diligente e consciente para determinar em primeiro lugar,  a verdade da situação. Como que num retrato, determinar a realidade exatamente como ela é. A partir disto, as decisões tenderão a surgir como na clareza de um cristal.
***Antes de planejar, estabelecer estratégias, precisamos gerar um clima, uma atmosfera de verdade...nua e crua.
Quando enfrentamos uma situação difícil a tendência é estagnar, ou seja, não se movimentar. Para passar para outro nível, o próximo movimento tem que ser pequeno mas firme:
Enfrentar a realidade é o nome deste movimento!

 

Compartilhar: