Habilidades, Talentos e Satisfação Pessoal

Habilidades, Talentos e Satisfação Pessoal

satisfacaoO sonho dourado de todo ser humano é exercer uma atividade que lhe traga satisfação e ao mesmo retorno financeiro. Muitas vezes nos pegamos fazendo aquela célebre pergunta:

*** O que eu faço hoje é o que realmente me faz feliz? Me sinto realizado ou pelo menos no caminho certo?  Quero dividir em 3 estágios o caminho da satisfação pessoal:
Estágio 1 - O início de tudo - quando somos lançados no mercado, caracterizo como estágio da experimentação, quando sob influencia muitas vezes da família o 1º emprego reflete a nossa primeira impressão de realização profissional.

Estágio 2 - O desenvolvimento - quando o trabalho que você exerce passa a ser (ou não) o modo com o qual você investe nesta satisfação.Se você está numa empresa que te proporciona crescimento, isto passa a ser um forte ingrediente para você se desenvolver. Acredito que este estágio seria o mais delicado, pois ė nele que muitas vezes somos acometidos de desânimo acompanhado de uma forte sensação de falta de propósito.Alguns paradigmas devem ser rompidos neste estágio: 1) A maior contribuição da minha insatisfação não provém do que a empresa NÃO pode me oferecer, ou do que ela NÃO investe em mim, mas sim do que EU estou fazendo em relação aquele terrível sentimento de desânimo e inadequação ao me dirigir a mais uma jornada de trabalho. 2) Somos únicos e diferentes uns dos outros, e eu creio que cada um de nós tem dons natos que agem como raízes, porém a RESPONSABILIDADE maior deste desenvolvimento é nossa, pessoal e intransferível. 3) Orientação vocacional ajuda, mas seus talentos são confirmados mesmo pela destreza com a qual você atua, gerando reconhecimento não somente dos seus líderes, mas também das pessoas que convivem com você.

Estágio 3 - A decisão - Decidir não é ter aqueles 5 minutos de explosão, se demitir e entrar para uma nova etapa desprovido de planejamento. A verdadeira decisão consiste em buscar aplicabilidade para o que você gosta de exercer, porque se gosta, com certeza havendo esforço e perseverança haverá um lugar de destaque reservado pra você nesta área.

Decidir consiste em começar a investir tempo, talvez até dinheiro para se preparar para desfrutar de um dia prazeroso e produtivo de trabalho, fazendo o que lhe dá prazer!

***Sempre há tempo para se reajustar a rota!***

Compartilhar: