Mãe e profissional duplamente realizada e feliz. Missão Impossível ou Realidade?

Mãe e profissional duplamente realizada e feliz. Missão Impossível ou Realidade?

missaoimpossivel

Se você perguntar para uma garotinha de oito anos o que ela quer ser quando crescer você ouvirá as mais variadas profissões, de professora a astronauta, mas certamente não haverá uma só menina que responda, eu quero ser mãe e me realizar criando meus filhos. Porém com o passar dos anos esta aspiração passa a englobar o leque de objetivos da grande maioria das mulheres, juntamente com a realização profissional.

Dá para conciliar estas duas aspirações femininas? 
Viver a plenitude da maternidade e a plenitude profissional. Não falo só da necessidade de trabalhar mas de se realizar no trabalho.
Como já citamos, ser mãe é um objetivo natural da maioria da mulheres, mas ter prazer no trabalho também é o alvo de delas.
Para harmonizar estas duas motivações tão diferentes mas tão desejadas, precisamos de alguns ingredientes indispensáveis:

1) Equilíbrio:

As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho por um preço alto, muitas priorizaram o trabalho num esforço desgastante de obter provisão para suas casas, outras inflaram suas agendas entre cursos e especializaçÕes. O cenário atual é de uma mulher que está recuperando o seu direito de se dedicar à família sem culpa, que tem convergido sua trajetória de realização profissional e pessoal para passar pela estrada familiar. Os benefícios são notórios, os filhos agradecem e os colegas no trabalho também. Pois a grande verdade é : Que "lá fora" (vida profissional) vai bem, quando "aqui dentro" (família) está de pé!

2) Coragem:

Os anos 80 e 90, eram caracterizados pelo individualismo e pela competição sem medidas, nesta época a mulher facilmente sacrificava  sua vida pessoal para obter sucesso e posições de destaque nas corporações. Este "desajuste" aliado a fortes cobranças, trouxe uma carga de estresse que para algumas destas mulheres, tem se tornado insustentável.
E a pergunta que começa a ganhar um timbre mais forte é:
Tem valido a pena?

Acredito que a versatiliadade e a criatividade da mulher podem gerar uma reviravolta neste processo, basta ter coragem, basta acreditar!

3) Inovação:

Depois da injeção em massa de mulheres no universo corporativo, o cenário mudou completamente. O que parece estar acontecendo agora é uma nova reviravolta na escala de valores da sociedade e da familia em si. A mulher encontrou novas alternativas de trabalhar, de se manter atualizada, gerar receita até mesmo sem sair de casa. Fazer cursos a distancia, iniciar uma produção de bolos, pães, prestar serviços diversos a partir de sua própria casa pode ser a solução imediata para um recomeço.

 
O grande desafio é pensar uma nova maneira de equacionar este dilema: filhos + casa X trabalho + sucesso profissional. 
Uma dose de equilíbrio, uma pitada de coragem, e inovação a gosto, farão deste dilema uma equação com resolução garantida!

O importante é ser 100% naquilo que você se propor a fazer, já dizia o Rei Salomão: Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito. 

 

Compartilhar: