O excesso de confiança gerado pelo sucesso

O excesso de confiança gerado pelo sucesso

humildadeEste tema é o 1º estagio abordado por Jim Collins no livro "Como as poderosas caem", livro que relata como empresas poderosas chegaram ao declínio.
Na verdade, o maior perigo desta confiança exacerbada está justamente na queda. Ninguém quer cair, nem tampouco planeja uma queda, mas ela sempre será a sombra de quem empreende uma subida.
Isto me faz lembrar o famoso Rei Salomão, conhecido por sua grande sabedoria e que teve seus pensamentos compilados no livro de Provérbios. Ele disse: "A soberba precede a queda e altivez de espirito a ruína."
E cada vez mais na esfera dos negócios, vemos o conceito de humildade ser desmistificado e por consequência se adequando aos modelos de gestão.
***Algumas definições para humildade:
Humildade vem do latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros, culpas e limitações sem resistência. 
Na prática, como exercitar esta liderança, que tem como fermento a humildade:
1) Ser mais interessado do que interessante - Líderes tendem a ser interessantes, é natural, porém o orgulho caminha a espreita dos que se sobressaem em determinada área. Se interessar por algo que lhe foi apresentado, buscar sempre aprender, são antídotos para o orgulho e a arrogância além de desencadear um poderoso principio:  o da Participação.
2) Ter ciência das coisas boas que te acontecem, mas que não resultaram do nosso esforço. Enfim contemplar o sucesso que não causamos. Entender que nosso universo também pode ser afetado positivamente por outras pessoas ou circunstâncias gera em nós um senso de Reconhecimento.
3)Uma dose de falibilidade deixa sua gestão mais real e mais fácil de ser seguida pelos outros. Se permitir ser falho gera Identificação.
***Participação / Reconhecimento / Identificação: Três princípios,  que mesmo sendo destilados em conta gotas podem neutralizar a ação do orgulho em nossas vidas.

Compartilhar: