Os Sabores do Erro

Os Sabores do Erro

erro

Quem nunca manteve uma atitude defensiva quando seus erros foram expostos?
A realidade é que mesmo que a quatro paredes, ouvir críticas, ou retorno negativo de uma tarefa ou até mesmo enfrentar a verdade confrontadora face a um erro executado, não é um prato muito saboroso para se degustar, mas se for bem preparado pode se transformar em algo doce e consistente pela simples razão de produzir amadurecimento e progresso. Desta forma, como proceder quando identifica um erro num membro da equipe?

1) Antes de qualquer manobra corretiva, colocar-se no lugar do outro é essencial para dar inicio ao processo.
2) Alie a isto a análise da personalidade da pessoa. Somos diferentes uns dos outros e uma das característica mais preciosas num Líder é saber falar a mesma coisa, para diversas pessoas, de formas diferentes de acordo com a linguagem de cada um.
3) Prossiga desta vez fazendo uma inversão na explanação do fato encontrado:
Antes de apontar o erro, aponte o acerto. Se o correto for bem caracterizado, o oposto ficará claro e naturalmente conflitante.
4) Se de um lado é proibido abusar do poder para subjugar o outro, do outro lado a permissividade também pode ajudar criar profissionais enganados quanto a sua performance.
Interessante é que esta postura permissiva e avessa a confrontos, acaba por ser tão nociva quanto ao abuso do poder, porque mantém o profissional preso num limite que deve ser rompido.
5) Após este processo, espere o retorno, pergunte, esteja aberto a argumentações, ofereça apoio e proponha o reparo e a mudança.
No mundo dos negócios:
Errar, também é humano mas orientar é nobre! 
E mais que isto: Contemplar a retomada é gratificante !

 

Compartilhar: