A Peneira do Desempenho

A Peneira do Desempenho



Desempenho: s.m. Ato ou efeito de desempenhar; cumprimento, exercício, execução: desempenho de uma atividade remunerada.
Ao ler este artigo decida analisar a questão do desempenho sob dois olhares: 1) O desempenho da equipe a qual eu lidero ou faço parte, 2) O meu próprio desempenho, me trazendo para uma análise responsável do meu desenvolvimento.

O ponto crucial do desempenho acontece quando você não sabe porque, nem como, mas simplesmente:

*** Os resultados não estão acontecendo,

*** As orientações não estão sendo acatadas, (o que se combina, nao se faz)

*** Os objetivos não estão sendo cumpridos. Gerando FRUSTRAÇÃO para quem lidera e INSATISFAÇÃO pra quem atua.

Aprendi que existem 3 verdades básicas para que haja crescimento no nosso desempenho ou de nossa equipe:  1) Conhecimento, 2) Ferramentas, 3) Vontade

Se passarmos a frustração pela peneira das 3 verdades encontraremos:
1) Conhecimento: A pessoa sabe realmente o que está fazendo? Tem domínio? Tem destreza? Foi treinada? Foi acompanhada? Recebeu feedback?
2) Ferramentas: Esta pessoa tem ferramentas para executar seu trabalho? Não tem como cobrar resultados se para cumpri-los você ou sua equipe dependa de algo que não esteja funcionando corretamente ou que simplesmente não exista. Se algumas desta perguntas não forem respondidas IMEDIATAMENTE com um SIM, você não estará sendo justo ao analisar, nem sábio ao decidir.Proporcione o que falta!Mas por fim, ainda falta passar pela peneira da vontade!
3) Vontade: Bem se existe conhecimento, se se tem as ferramentas necessárias e ainda assim não se obtém progresso talvez a grande questão esteja na disposição, na vontade de fazê-lo, isto implica em fatores pessoais, muitas vezes emocionais que paralisam o desenvolvimento profissional. Não adianta ter conhecimento e ferramentas se eu realmente não mostrar com minhas atitudes que estou disposto a cumprir e porque não a superar.
Lembrando que a estrada da excelência necessariamente tem que passar pela minha vontade de romper os limites da apatia!


Compartilhar: