Pode entrar...

Pode entrar...

porta
Em situações de ameaça ao seu projeto, empresa ou colocação profissional, antes de abrir a porta para qualquer expressão de otimismo, estratégias ou decisões, se faz necessário visitar uma sala reservada para “maiores de idade”, a sala onde se encontrará completamente NUA… A realidade!

Winston Churchill dizia que não existe erro mais grave na liderança do que alimentar falsas esperanças que logo se desvanecerão.
O paradoxo entre o otimismo e a  X a realidade dos fatos nos leva a buscar definir um ponto de encontro entre estas duas linhas, e este é o trabalho árduo e constante de um Líder.
Depois de visitar a tão evitada sala da realidade, aja o mais rápido possível:
  • Estabeleça um clima e atmosfera de verdade. Este é o ponta pé inicial para este exercício!
  •  Tome um cuidado especial se você for um Líder carismático, pois as pessoas  tendem naturalmente, a filtrar fatos e opiniões mais brutais dos lideres com este perfil, desta forma você poder receber uma versão maquiada da situação.
  • Quando identificamos uma crise, está na hora de ajustar sua liderança para o modo “perguntas”, ou seja, mais do que nunca é hora de ouvir e suscitar respostas aos “porquês” que rondam os corredores e os departamentos.
  • Nomeie os erros, seja especifico ao identificar, mas também ao classificar: Imaturidade, precipitação, ingerência, irresponsabilidade, passividade, omissão… Palavras que não são agradáveis de ouvir, mas extremamente necessárias no processo de identificação da realidade.
  • Envolva a todos que façam parte do contexto. Reconhecimento coletivo da responsabilidade é uma das características de grupos maduros, que sabem identificar sua liderança, porém sem perder a noção da sua contribuição . Não só nos picos, mas também nos vales!

Compartilhar: