Reputação e Credibilidade

Reputação e Credibilidade

 CredibllidadeEstamos vivendo numa época onde gerar conhecimento e conectar idéias e pessoas são moedas muito valorizadas para destacar empresas e profissionais. Isto tem gerado uma busca frenética pelo saber e pela capacidade de aplicar o conhecimento as diversas esferas da nossa rotina, é o que eu chamo de geração mult task, ou Multi tarefa. Porém se você é investidor no mercado que mais deve te interessar, ou seja no seu próprio desenvolvimento, deve começar a perceber uma nova moeda tomando corpo e volume: a credibilidade e a reputação.

Depois de muito aprender, conectar, se comunicar e interagir, o mercado agora inflado de conhecimento, eleva aqueles em que se pode confiar! Quantas vezes o fator decisivo para um compra pessoal não foi pautado por experiências de outras pessoas e suas percepções? Aliás esta é uma estratégia que o site de compra e venda Mercado Livre tem maestria.  Mas na verdade o que pretendemos trazer aqui para reflexão, é o assunto da credibilidade aplicado ao meu negócio e mim mesmo. Quando cresço na minha reputação? Quando sou confiável? 

1) Quando cumpro o que prometo e minha ações refletem o meu discurso, isto dá um novo ritmo as tomadas de decisões, tendo sempre o cuidado para que a impetuosidade não esbarre no limites da imaturidade.                      

2) Quando dou retorno, seja positivo ou não. No caso de uma atividade comercial: retorno pós-venda, no âmbito pessoal: aquela boa e velha conversa franca, olhos nos olhos.           

3) Quando reconheço rapidamente uma falha pessoal/profissional ou erro num processo/planejamento. Mas não basta reconhecer é preciso reparar os danos que possam ter sido sido causados por esta falha. Isto fala de restituição, pois toda falha quando envolve outra pessoa ou instituição, acabar por roubar a confiança.              

4) E finalmente, fale a verdade sempre. A verdade é irmã da boa reputação e mãe da liberdade!

Compartilhar: