A Solidão do Líder

A Solidão do Líder

solidao

Todos nós temos dúvidas, dilemas e questionamentos. Estar numa posição de liderança não nos isenta de experimentar estes sabores nem sempre agradáveis.
Um líder não tem TODAS as respostas, na verdade ele também precisa ser ouvido afinal, antes da liderança ocupamos uma outra classificação: a de seres humanos.
Tenho visto lideres se calarem temendo demonstrar fraqueza, e desta forma se isolam em seu pensamentos ao não exercer o compartilhar de suas idéias e incertezas.
Mas com quem dividir?
***Quem mais entenderia dos seus dilemas seria o líder concorrente, mas isto, por razões óbvias estaria fora de questão.
***A família pode até apoiar, mas são papeis distintos e no caso de se fundirem, a identidade particular do que é empresa e do que é a família pode ficar distorcida.
***Amigos ajudam, mas a falta de interação com a engrenagem empresarial impede que eles tenham uma visão mais correta da situação.
Tendo em vista este cenário, defendo a figura do Coach, que nada mais é do que um treinador.
Um treinador nunca buscará se sobressair, porque não se trata de uma competição, o papel principal do Coach empresarial é ajudar a desenvolver as habilidades do gestor. Um treinador estimula o desempenho, sendo a pessoa perfeita para compartilhar e se abrir.
A necessidade abre espaço para novas funções no mercado de trabalho, infelizmente a do Coach nasceu de uma necessidade que certamente já custou a paz de muitos.

Compartilhar: