Viciado em Tarefas

Viciado em Tarefas

ImagemNuma sociedade que tem o excesso de tarefas como uma das suas características marcantes, administrar o tempo tem sido como vencer um Golias diariamente. Quando nos deixamos dominar pelas tarefas acabamos que estabelecendo uma relação de dependência. Qualquer pessoa pode se tornar um viciado em tarefas e não ter consciência do seu estado nem dos perigos. Estas pessoas dão primazia à ação, o foco delas está no “agir”, o mais importante para elas é “fazer”.
Até ai nenhum problema aparente, parece lícito e virtuoso uma liderança com estas características, porém quando a confirmação do seu "ser" esta diretamente ligado ao seu "fazer", isto pode se tornar doentio e prejudicial as demais áreas da sua vida, além de exercer tamanha pressão que acabará por provocar rachaduras na sua agenda, resultando num efeito de "não conclusão" de tarefas/frustração/stress e auto-cobrança.
Num quadro destes, a procrastinação deixa de ser um defeito para ocupar o lugar de única saída frente a incapacidade de concluir o que foi proposto para o dia.
Para reverte este quadro, algumas atitudes devem ser tomadas:

1) Disciplina: mude seu conceito anterior - Disciplina fala muito mais do que você tem que deixar de fazer, do que você deve mudar a forma de fazer!
2) Faça a seguinte pergunta para si mesmo: O que preciso executar é algo que só pode ser executado por mim, senão não será realizado?
3) Concentre-se naquilo que você realmente flue com destreza e invista uma parte menor do seu tempo para aprender algo novo. 
4) Identifique e seja sincero com você mesmo quanto ao que esta sendo colocado em risco quando não gerimos bem nosso tempo: Família, Amigos, Saúde e seu Equilíbrio Emocional, etc. Pontue numa escala de 0 a 10 a importância real que estas áreas tem pra você, mesmo que pareça impossível supri-las, pontue, pois o estado alerta da consciência é o primeiro passo para a decisão e por consequência da ação.
Experimente abrir mão da sobrecarga, a família agradece e os amigos também, acerte seus passos com os ponteiros do relógio, há tempo pra tudo debaixo do sol!

 

Compartilhar: