Viu, como eu tinha razão?

Viu, como eu tinha razão?

 

consenso

Uma das habilidades mais louváveis no ser humano é saber discutir um assunto sem perder a compostura, sem ser parcial e finalizar num consenso.

Não acredito que seja preciso "sair ganhando" de toda discussão para que ela tenha sucesso. Na verdade, toda vez que aparentemente sou confrontado em minhas idéias, sou desafiado a visualizar novas perspectivas e compor um produto final mais rico e  completo. Afinal, vencer sempre nos deixa cada vez menos habilitados a ouvir e faz crescer aquele sentimento destrutivo e solitário oriundo da invenciblidade, o orgulho!

Como líder, quando assumo uma postura que aceita oposição, acabo por reproduzir liderados igualmente sensíveis a opiniões, e certamente contribuo para seu progresso profissional. Pois o que é o crescimento senão um agregar de experiências e opiniões, que somados ao meu estilo pessoal me definem como único?

Quando terminar uma reunião com aquele pensamento: "viu, como eu tinha razão?" imagine que sua razão poderia ser ainda mais completa se contemplasse algumas objeções que a princípio poderiam parecer oposição, mas lá frente impediriam dissabores. E por outro lado, quem sabe "sua razão" não poderia ser ainda mais atrativa se tivesse sido acrescida de outras opiniões?

Experiência, conhecimento, oratória tudo isto sem saber ouvir nos torna em chefes rançosos, que o mundo corporativo tem tentado arduamente extinguir. 

Você concorda? Quer acrescentar algo? Qual é sua opinião?

Como dizia o Rei e sábio Salomão:

"Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros."

 

Compartilhar: