O fascinante mundo dos casamentos

O fascinante mundo dos casamentos

O universo dos casamentos tem chamado muito a minha atenção. O assunto tomou grandes proporções e mobiliza uma variedade gigantesca de pessoas e serviços para que tudo saia de acordo com o planejado. No segmento dos blogs, Thassia Naves, Lala Rudge e Mariah Bernardes ocupam grande parte do conteúdo com casamentos, seja para o vestido, a maquiagem, a decoração ou qualquer outro detalhe relacionado ao tema. Fato é que nada cativou tanto as brasileiras e as fez seguir um conceito de forma tão disciplinada. Isso ultrapassa até as barreiras de lançamentos fashion.

É impressionante a demanda que as brasileiras têm por vestidos de alta costura, assinados por Valentino, Vera Wang e Carolina Herrera, vendidos nos ateliês de Miami, Nova Iorque, Chicago e já com alguns representantes em São Paulo. No cenário brasileiro, nomes como Junior Santaella, Demi Queiroz, Wanda Borges e Sandro Barros figuram entre os mais desejados. Cabeleireiros e maquiadores especializados, como Junior Mendes, que fazem os melhores casamentos, com provas de noiva e acompanhamento, viraram personalidades. Nos grandes salões do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e até de Ribeirão Peto, nos departamentos de casamento, para reservar um horário é preciso, às vezes, um ano de antecedência.

Para o local das celebrações vale o quesito exclusividade. A grande procura é por cenários inusitados, como cerimônias no lago, passarela da noiva montada sobre piscinas, cerimônias no meio de um bosque, tudo com aspecto muito pessoal. O mobiliário pode ser da própria residência, mesmo em uma festa para mil pessoas, pois dá a sensação de estar recebendo em casa. As flores de corte estão em baixa e as mudas e flores de bulbo, cada vez mais em alta. As toalhas devem ter características de família, já as adamascadas e listradas estão totalmente em baixa. Lustre de cristal, só se for Baccarat ou, então, lustre de ferro com flores e velas. A capela dos sonhos é o Mosteiro de São Bento, onde jamais deve ser coberto com uma passadeira o piso incrível de mosaico. Cuidado para não exceder na iluminação.

Os convites devem ser clássicos, sem brilho, inspirados na papelaria inglesa. Os doces precisam ser impecáveis, tanto no sabor quanto na apresentação. Chocolate, só se for belga. E bem-casado, só se for da Conceição. Em relação às forminhas, menos é mais: dê preferência por gastar com o conteúdo delas. O buquê deve ser escolhido pelo estilista e ser condizente com o vestido, não com a decoração da festa. Mas, se quiser usar um terço que tenha uma história, também é válido.

Os carros de aluguel estão totalmente em baixa e as carruagens só podem ser usadas com cavalos puro sangue e que seja num campo de polo. Antes de recomendar um champanhe a uma amiga, tome uma garrafa antes. E lembre-se: champagne vem da região de Champagne e ponto. Drinks, somente cleriquots, martinis e o hit são os gim-tônicos salpicados com framboesa, servidos em copos incríveis. Escolha um vinho tinto que você serviria para dois casais de amigos na sua casa. Nem mais nem menos. Ao contrário do que as pessoas imaginam, whisky oito anos não é mais leve.

Na gastronomia, se puder, sirva foie gras fresco com purê de marrom, acompanhado por um vinho Sauternes. Ostras frescas de Santa Catarina e lagostas grelhadas também são bem-vindas. Aspargos frescos e bufalina serão sempre excelentes pedidas. Aligot, uma mistura de purê de batata e queijos fundidos, dá um charme especial. O bolo de pão de ló com creme inglês e frutas frescas pode ser uma sobremesa essencial, assim como um creme brûlée sendo preparado na frente do cliente. Esqueça o petit gateau ou comidinhas minimalistas dignas de quem não sabe cozinhar. Para finalizar, esqueça os licores e sirva um bom vinho do porto. Cheers!

Compartilhar: