SAIBA - PSICOPEDAGOGIA FAZ A DIFERENÇA

SAIBA - PSICOPEDAGOGIA FAZ A DIFERENÇA

CRIANÇAS DIVERSAS SENTADAS EM CARTEIRAS ECOLARES. AO LADO OS DIZERES - APLIED BEHAVIOR ANALISIS

Psicopedagogia – Uma profissão que integra muitas áreas de conhecimento e fala sobre pontos específicos do aprender, vem ocupando cada dia mais a rotina de crianças e adolescente. Mas… você sabe o que é ou já ouviu falar dessa profissão? 

O que é?

A Psicopedagogia é um campo do saber que envolve as áreas de saúde e educação e tem como objetivo analisar e tratar dificuldades específicas de aprendizagem. Surge na década de 70 em uma época cujas dificuldades de aprendizagem eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima (DCM), servindo para camuflar problemas sociopedagógicos (BOSSA, 2000, p. 48-49 viaportaleducação.com.br)

O grande representante da Psicopedagogia para o Brasil, foi Jorge Visca, um psicólogo social e criador da Epistemologia Genética, que propunha uma atividade clínica voltada para a integração de três frentes de estudo da psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética, de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique Pichon Rivière).

Atuação

Atualmente a Psicopedagogia está relacionada ao trabalho de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Com isso, sua preocupação envolve a cognição de uma forma geral, percebendo que aspectos físicos, sociais e emocionais podem influenciar os processos de aprendizagem. Estes profissionais podem atuar nas áreas educação, clínicas, hospitais e até empresas. Para isso, é necessário ter graduação nas áreas que envolvem saúde ou educação e depois cursar uma especialização com carga horária mínima de 560h. A psicopedagogia ainda está caminhando em nosso país, mas já consegue mostrar os benefícios de intervir nos processos que envolvem os problemas específicos da aprendizagem.

Quando procurar um Psicopedagogo?

É bom ter claro que o psicopedagogo é o profissional indicado, quando as dificuldades se tornam recorrentes e os avanços das crianças se tornam lenificados e/ou trazem prejuízos cognitivos de forma geral. Estar atento ao desenvolvimento das crianças desde as primeiras aquisições de aprendizagens é a melhor forma de intervir e solicitar a ajuda desse profissional.

SOMENTE O PROFISSIONAL CAPACITADO PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE REALIZAR O TRABALHO DE MEDIAÇÃO ESCOLAR.

Inovando e fazendo Ribeirão Preto iniciar a sua identidade no campo, a Ação Inclusiva (www.acaoinclusiva.com.br) trouxe para a cidade, diretamente da INIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E INSTITUTO LAHMIEI, o curso de pós graduação lato sensu em análise do comportamento aplicada ao atraso e dificuldade de aprendizagem - ABA.

Como a Escola pode minimizar problemas na aprendizagem?

O primeiro passo é CONSTRUIR O VÍNCULO com as situações de aprendizagem. Muitas vezes nos deparamos com crianças que não constroem vínculos com a aprendizagem, pois não lhes é mostrado o verdadeiro sentido de aprender, não a oportunizam a fazer parte deste processo.

O segundo passo é TORNAR O OBJETO REAL, onde as crianças possam vivenciar situações de aprendizagem. A criança no seu processo de aprender dá sinais do que pode levá-las a grandes descobertas. A partir do olhar e da escuta ativa de diretores, coordenadores e professores é possível dar margem as subjetividades das crianças e criar projetos, estratégias dinâmicas através de experimentos, criação, parcerias, jogos, oficinas…

Já no Terceiro passo é imprescindível MINIMIZAR OS PREJUIZOS através de aulas de “resgate da aprendizagem” onde o aluno poderá rever as aprendizagens que não foram assimiladas sob um novo olhar.

Agindo assim conseguiremos fazer desse campo de conhecimento uma porta para grandes descobertas.

 

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