Sucesso de vendas, livros para colorir conquistam brasileiros

Sucesso de vendas, livros para colorir conquistam brasileiros

'Jardim Secreto' e 'Floresta Encantada' da escritora escocesa Johanna Basford figuram no topo da lista dos mais vendidos no Brasil

Mais um fenômeno internacional desembarcou em terras brasileiras para dominar o mercado editorial. O nome da vez é o da ilustradora escocesa Johanna Basford, autora dos livros Jardim Secreto (2013) e Floresta Encantada (2015). O primeiro livro já vendeu 1,5 milhão de cópias – 100 mil somente no Brasil – e, desde dezembro de 2014, já teve oito reimpressões.

Se o último grande sucesso de vendas foi o romance erótico “50 tons de cinza”, as obras de Basford, por outro lado, apresentam uma temática diferente: são livros de colorir e, embora esta prática normalmente seja associada à crianças, os livros são para adultos e antiestresse.

Na livraria Fnac de Ribeirão Preto, onde os livros da escritora já estão esgotados, segundo o setor de comunicação da loja, a venda de livros deste segmento, juntamente com outros autores de livros para colorir, representam, até agora, 10% do faturamento editorial somente na primeira quinzena de abril.

“Livros de colorir para adultos são a nova febre. Os principais lançamentos esgotaram-se muito rápido, e a procura aumenta a cada dia. Os produtos destacam-se por desenhos sofisticados e padrões para todos os gostos, desde folhas e flores até desenhos gráficos e abstratos”, conta Fernanda Garcia Prado, diretora da Fnac Ribeirão Preto.

Passatempo

Assim como milhares de brasileiros, Fernanda também se rendeu aos encantos do livro. “Não resisti, comprei um exemplar e achei relaxante e inspirador, além de uma excelente proposta de passatempo off-line”, relata a diretora.

Para a psicóloga Heloisa Riscala, que também comprou o livro Jardim Secreto, a obra realmente oferece um alívio à mente e desperta a criatividade. Porém, ela alerta, “a pintura tem efeito de aliviar tensões e estresse, mas não tem a mesma função do processo terapêutico”, explica.  

A psicóloga ressalta ainda que os livros de colorir não devem ser confundidos com a Arteterapia, pois este é um processo terapêutico curativo baseado em atividades de livre expressão. “Colorir um livro deve ser considerado um ato relaxante, prazeroso, assim como ler uma boa história”, ressalta. A especialista ressalta ainda que ambos são considerados um complemento para a terapia.

"Cabe lembrar que o livro pode despertar diferentes sensações e qualquer desconforto é indicado procurar ajuda profissional", completa.

Lista

Segundo a lista de livros mais vendidos no Brasil, divulgada pelo site PublishNews, Jardim Secreto e A Floresta Encantada ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar.

Revide on-line
Fotos: Ibraim Leão

Compartilhar: