Novas regras do Fies entram em vigor nesta segunda (30)

Novas regras do Fies entram em vigor nesta segunda (30)

Mudanças exigem nota superior a 450 pontos no Enem e nota na redação não pode ser zero

As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) começam a valer a partir desta segunda-feira, dia 30. As mudanças determinam que os candidatos devam ter pontuação mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não poderão zerar a redação.

Todos que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisam ter feito o Enem para solicitar o financiamento. As novas regras também impedem que alunos tenham bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni) e utilizem o Fies.

Professores da rede pública que lecionam na educação básica matriculados em cursos de licenciatura, normal, superior ou pedagogia e estudantes que fizerem a adesão ao Fies até o dia 29 de março deste ano estão isentos das novas regras.

Segundo o Ministério da Educação (MEC) o intuito é evitar que alunos com contratos relativos a outros ciclos sejam prejudicados pela mudança.

O prazo para a inscrição e para o pedido de aditamento de contrato de quem já possui o Fies termina no dia 30 de abril.

Dificuldades

No início do ano, o governo federal estabeleceu ainda novas alterações no regulamento de renovação do Fies.

As novas regras estabelecem que as renovações dos contratos sejam realizadas apenas em instituições em que os reajustes de mensalidades tenham sido igual ou inferior a 6,41% – número estabelecido pelo índice de inflação medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014.

Com aproximadamente 2 milhões de contratos, muitos estudantes ainda encontram dificuldades em realizar a inscrição.

Revide on-line

Compartilhar: