Ribeirão: em 6 meses, mais de 400 motoristas são multados por embriaguez ao volante
Polícia Militar e profissionais da saúde buscam diminuir casos por meio da prevenção

Ribeirão: em 6 meses, mais de 400 motoristas são multados por embriaguez ao volante

Quem comete a infração leva multa de R$ 2,9 mil e pode ficar sem dirigir por 12 meses

Mais de 400 motoristas foram multados dirigindo embriagados pelas ruas e avenidas de Ribeirão Preto durante o primeiro semestre do ano, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo. Quem comete a infração leva multa de R$ 2,9 mil e sofre processo administrativo com possibilidade de perder o direito de dirigir por 12 meses.

Na última fiscalização do programa Direção Segura em Ribeirão Preto, realizada no dia 21 de dezembro, 13 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Segundo o Detran.SP, no primeiro semestre de 2018, 412 pessoas foram autuadas. O departamento informou que ainda não há número atualizado após o período. Para efeitos de comparação, durante todo o ano de 2017, foram 771 casos de motoristas multados pelo mesmo motivo no município.

As festas de final de ano, como Natal e o Réveillon, deixam os órgãos de trânsito em alerta, já que são alguns dos períodos em que mais se verifica a imprudência de motoristas. De acordo com o Cabo Aniel, da Polícia Militar, apesar das campanhas de prevenção, ainda é bastante comum o flagrante de motoristas embriagados.

Para ele, a população tem agido um pouco mais com responsabilidade em grandes eventos que são realizados em Ribeirão Preto, utilizando serviços de transporte contratados por aplicativos e táxi, caso consumam álcool. No entanto, a situação ainda preocupa.

“O pessoal tem utilizado bastante o transporte contratado por aplicativo. Mas, na verdade, nas operações que têm sido feitas pela Polícia Militar, ainda se constata bastante gente dirigindo sob o efeito de álcool. O que é bastante preocupante, ainda”, afirma o policial, que alerta que são necessárias ações educativas para conscientização das pessoas.

A enfermeira Daniela Bittar, que faz parte da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde e que trabalha com a prevenção da violência no trânsito, lamenta que em Ribeirão Preto seja notório a grande quantidade de infrações trânsito cometidas pelos motoristas. “A violência no trânsito da cidade é muito óbvia. Se você ficar 10 minutos parado em qualquer ponto você vai ver pessoas desrespeitando diversas normas”, diz.

Por isso, a enfermeira lembra que é preciso que os motoristas tenham consciência de fazer as coisas certas no trânsito. “Nas unidades de saúde de Ribeirão Preto, nós recebemos, todo o tempo, principalmente nos horários de rush, inúmeros pacientes acidentados. Isso acontece muito durante o fluxo de pessoas que estão indo e voltando do trabalho. Porém, percebemos que sexta-feira à noite, nas madrugadas, isso sempre acontece e, aí sim, está envolvido o álcool. O álcool é um fator de risco importante, porque ele lentifica as ações dos motoristas e a tomada de decisão fica retardada”, ressalta a enfermeira.

“Esse trabalho com os motoristas é extremamente importante e podemos expor a eles a possibilidade de fazer outras escolhas. Se eu vou para uma festa, eu sei que eu vou consumir bebida, o que eu posso fazer para prevenir o acidente? Esse olhar prévio, frente aos inúmeros fatores de risco do trânsito, é o que o motorista tem de ter”, conclui Daniela.


Foto: divulgação

Compartilhar: