Transerp promete mais 900 pontos de recarga do transporte

Transerp promete mais 900 pontos de recarga do transporte

O prazo de habilitação dos novos pontos vai até o final de fevereiro

Ribeirão Preto ganha 900 pontos de recarga para o transporte público até o final de fevereiro. Segundo José Mauro Araújo, diretor de transporte da Transerp, a habilitação será feita através de uma rede já existente que facilitará a recarga dos usuários.

Desde 2013 diversas mudanças ocorrem em relação ao transporte público de Ribeirão Preto. A mudança em 2016 promete, além de renovar, habilitar locais para a recarga de maneira mais eficaz ao usuário do ônibus público. Assim como os novos pontos, também será possível recarregar o cartão de transporte pelo celular, por ATM (máquinas semelhantes ao caixa eletrônico), TEF (recarga atual) e POS (leitora de compras).

O número atual de locais de recarga passa de 230 para 1130 no munícipio. Michel Costa, funcionário da Redetrans que é a nova empresa gerenciadora dos pontos de recarga, diz que os novos serviços começam a valer a partir desta quinta-feira, 18. “Iremos iniciar a habilitação com o POS e assim também inserir os demais pontos de recarga de crédito sucessivamente”, explica.

O superintendente da Transerp, William Latuf, fala que atualmente existem duas formas de vendas dos cartões a serem utilizados no transporte. “Em Ribeirão contamos com a Rede Pró-urbano (bilheterias) e a Rede Ponto Certo (Postos Credenciados)”.

Já o engenheiro Reinaldo Lapate fala que não conhece outra cidade no Brasil que tem melhor estrutura que Ribeirão Preto. “Na cidade, a média mensal de assaltos entre 2013 e 2015 foi reduzida de 16,1% para 1,1%. O pagamento em dinheiro passou de 22,3% para 0,6% e o tempo de embarque de 10 segundos para seis segundos”, enaltece.

Entenda as novas tecnologias empregadas para o transporte público

POS – Este aparelho é um leitor convencional específico para recarga na hora do passe. Qualquer comerciante poderá possuir este aparelho em seu comércio. A máquina é a mesma utilizada para recarga de créditos do celular. Aceita recarga apenas no pagamento de dinheiro.

ATM – Estas máquinas de autoatendimento são parecidas com os famosos caixa eletrônicos dos bancos. O aparelho é preparado para deficientes e pode receber a colocação de recarga tanto por dinheiro como por cartão de crédito ou débito.

Mobile – A compra dos créditos para transporte público poderá ser feita através de dois aplicativos no celular. O Movit, que já é conhecido entre os ribeirãopretanos, e o Recarga Agora, que está em processo piloto. A colocação dos créditos no cartão de transporte poderá ser feita apenas se o usuário tiver internet e o número do cartão de crédito em mãos.
 

Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: