A volta dos bilhões da Agrishow

A volta dos bilhões da Agrishow

Ribeirão Preto voltou a sediar a Agrishow, feira de tecnologia agrícola mais importante da América Latina, que movimenta bilhões de reais para a economia do setor

Depois da paralisação de eventos causada pela pandemia de Covid-19, Ribeirão Preto voltou a sediar a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, considerada a mais importante da América Latina. Em sua 27ª edição, o evento – que ocorreu entre os dias 25 e 29 de abril –, reuniu mais de 150 mil pessoas e contou com os principais lançamentos de mais do setor agrícola.

Neste ano, a feira contou com atrações como o Agrishow Labs, uma jornada de conteúdo estratégico, focado no ecossistema de inovação agrícola para conectar, difundir ideias, apoiar e acelerar o desenvolvimento de soluções que ajudem o agro a crescer de forma sustentável; o Prêmio Agrishow de Startups, que premiou as três startups que apresentaram as melhores soluções para o agronegócio; Pista de demonstração de caminhões autônomos; Agrishow Pra Elas, um ponto de encontro das mulheres na feira; e o Pavilhão de Inovação, onde startups apresentaram soluções e inovações tecnológicas.

Durante o evento, os visitantes encontraram diversas novidades em equipamentos e insumos de alta tecnologia agrícola, para melhoria das operações de campo, aumento da produtividade e redução de custos.

Segundo o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), o município estava com saudades de ser a sede da Agrishow – a última edição havia ocorrido em 2019. “Nós, ribeirãopretanos, estávamos com vontade de recebê-los tão bem como sempre fizemos durante as 27 edições, realizadas nesses 29 anos que nos separam da primeira em 1994”, afirmou o prefeito durante a abertura do evento, no dia 25 de abril. Na ocasião, Nogueira ainda falou sobre a tecnologia agrícola, que não parou nesses últimos dois anos sem o evento, e que o setor continuou evoluindo mesmo no período da pandemia.

“Conseguimos produzir energia limpa, a grande lição que a Agrishow traz para todos nós”, finalizou. Francisco Matturro, secretário de Estado de Agricultura e presidente da Agrishow, destacou a continuidade da produção e desenvolvimento no segmento do agronegócio nos últimos três anos.  “Como é bom estar em Ribeirão Preto novamente para celebrar essa grande exposição. Para cada real investido, R$ 0,16 voltam para a sociedade. Esse é um resultado fantástico, investir em pesquisa é garantir o futuro”, afirmou Matturro, que também representava o governador Rodrigo Garcia (DEM)

Na abertura do evento, Francisco Matturro destacou a continuidade da produção e desenvolvimento do setor nos últimos anos

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarãe ressaltou que a estatal abriu crédito para 500 mil micros e pequenas empresas e mudou o foco durante o atual governo. “Antes, a Caixa investia em camarote de Carnaval para empresas que não quitavam a dívida. Há um ano, passamos a focar no agronegócio. A Caixa nunca havia participado do Plano Safra. Presidente, nós ainda seremos o maior banco do agronegócio no Brasil ou eu devolvo o meu crachá”, destacou. Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, saudou o ex-ministro Ricardo Salles em sua fala. Ele defendeu que Salles iniciou as políticas racionais no ministério, com soluções climáticas e ambientais lucrativas para as pessoas e os produtores. “Reduzimos as políticas de multas, gerando emprego verde, isso tudo é continuidade do Salles”, comentou.

Para o ministro da Agricultura Marcos Montes, Ribeirão Preto é o símbolo do agro no país e convidou o público a uma reflexão. “Vivemos a pandemia, algo que mexeu com o mundo todo e com o Brasil, mas mexeu pouco com a produtividade do homem do campo. A nossa indústria não parou e trabalhou dia e noite, nosso produtor rural não ficou em casa, trabalhou sem parar.Com a tenacidade e a persistência do homem do campo e a fé da indústria do campo, não paramos. O agro deu exemplo de acreditar que nós todos não podíamos parar de trabalhar e hoje estamos em uma feira que certamente vai bater recordes”, comentou à ocasião.  Montes defendeu que, no governo Bolsonaro, eles mostraram que o Brasil não é só potência agrícola, mas também ambiental. “Nesse governo, nós do agro achamos um caminho e, se Deus quiser, não vamos perde-lo”, concluiu.

Visita do presidente 

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), também esteve presente durante a abertura da Agrishow. Montado a cavalo, Bolsonaro chegou à feira acompanhado de uma motociata, que percorreu ruas de Ribeirão Preto. No início de seu discurso, Bolsonaro afirmou que somente Deus poderá tirá-lo da Presidência e, ainda, defendeu o indulto a deputado Daniel Silveira. “Eu jamais esperava ser presidente da República. Já que aconteceu, entendo que é uma missão de Deus e só Deus me tira daquela cadeira. Não somos corajosos, somos apenas coerentes. Só discurso não resolve, principalmente em época de eleições. O decreto da graça e do indulto é constitucional e será cumprido. No passado, soltavam bandidos e ninguém falava nada. Agora, solto inocentes”, falou.

O presidente ainda discursou sobre a exploração de terras indígenas e comentou sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “Queremos permitir que áreas indígenas no Brasil possam ser exploradas no subsolo e o indígena exercer uma atividade, assim como os fazendeiros. Já o MST tem pessoas que não são compatíveis com o Código Penal, como o [João Pedro] Stédile, mas titularizamos terras pelo Brasil e o reconhecimento dessas pessoas não tem preço”, explicou. 

O presidente da república, Jair Bolsonaro, chegou à feira a cavalo

Além disso, Bolsonaro falou sobre a importância dos fertilizantes. Disse que o país tem obtido resultados, apesar dos embargos econômicos sofridos pela Rússia, um dos principais fornecedores de insumos, devido à guerra com a Ucrânia.  Segundo Bolsonaro, a visita feita ao presidente russo, Vladimir Putin, em fevereiro, ajudou a manter as remessas de fertilizantes para o Brasil.

“Eu dizia a vocês, antes que a guerra eclodisse, a 10 mil quilômetros de distância, eu estive conversando com o presidente Putin. Fui muito criticado por estar indo para lá.Fomos muito bem tratados. Conversei por quase quatro horas com o senhor presidente da Rússia. Obviamente, o assunto ‘fertilizantes’ fez parte da nossa pauta”, disse a respeito do encontro. De acordo com o presidente, essa conversa trouxe resultados práticos recentemente. “A poucos dias, após declarações de pessoas que minha ida tinha sido em momento inoportuno, tivemos as informações que quase 30 navios com fertilizantes estavam vindo da Rússia para o Brasil. Ou seja, a nossa política externa, que tem à frente o ministro [das Relações Exteriores] Carlos França, é reconhecida por todos nós e pelo mundo afora”, acrescentou.

Lançamentos

Neste ano, a feira contou com diversos lançamentos relacionados ao agronegócio. Marcas de diferentes segmentos do setor estavam presentes no evento, incluindo o de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, peças, autopeças, pneus, válvulas, bombas, motores e transportes. Entre esses lançamentos, destacam-se a os tratores cabinados da Agritech, disponíveis em versões que atendem diversas aplicações no campo como, por exemplo, as operações de pulverização. A Branco Motores lançou a nova linha de motocultivadores a diesel, indicados para a preparação do solo em diferentes cultivos, como hortaliças, milho, tubérculos e pomares. 

O evento contou com diversos lançamentos ligados ao setor agrícola

Além desses, a Incomagri Máquinas Agrícolas lançou o Overlander, primeiro pulverizador autopropelido, que conta com sistema de transmissão hidrostática 4x4. Ainda durante a Agrishow 2022, a Marispan apresentou o carregador frontal M145 para tratores de 190 a 240CV de potência com carga máxima de dois mil quilos. No segmento de peças, a Alpino Indústria Metalúrgica apresentou os suportes tubulares soldados para montagem de conjuntos, estruturas tubulares para sistemas de proteção ao condutor para tratores, guarda corpos para máquinas agrícolas e construção civil, Alças (“pega mão”), escadas de acesso, tubos para sistema de pulverização (sprayers), tubos hidráulicos, além da prestação de serviço de corte laser 3D com geometrias complexas para tubos.

Estrutura

A edição de 2022 contou com 520 mil metros quadrados de área de exposição, 800 marcas presentes, entre nacionais e internacionais, com sete praças de alimentação. Desde o início da montagem até o termino da feira, cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos foram gerados, ajudando a movimentar a economia da cidade. Além disso, visitantes de diversos lugares do mundo, também se hospedaram em hotéis do município, impulsionando o turismo em Ribeirão Preto.

Vacinação

De acordo com Duarte Nogueira, não seria possível realizar o evento, sem a vacinação contra a Covid-19 em todo o Brasil.  “Com a vacina e o que conseguimos fazer de melhor com a nossa ciência, a Agrishow está de volta”, comemorou durante a abertura da feira deste ano. 

Neste ano, o evento contou com 520 mil metros quadrados de área de exposição, 800 marcas presentes, entre nacionais e internacionais, com sete praças de alimentação


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: