Com viagem de Lula, Alckmin assume a presidência pela primeira vez

Com viagem de Lula, Alckmin assume a presidência pela primeira vez

Lula se reúne hoje com presidente argentino

Com a viagem oficial do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) à Argentina, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume, pela primeira vez, o cargo máximo do Executivo. 


Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é médico formado pela Faculdade de Medicina de Taubaté. Foi governador do Estado de São Paulo de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, tendo sido o político que por mais tempo comandou o governo paulista desde a redemocratização. 

 

Alckmin pleiteou a presidência duas vezes, quando ainda estava no PSDB. Na primeira tentativa, em 2006, foi derrotado por Lula. Em 2018, ficou na quarta colocação.

 

Viagem presidencial

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira, 23, com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em Buenos Aires. O encontro foi confirmado pelo próprio Lula em seu perfil na rede social Twitter e deve acontecer até o fim da manhã.

 

Também estão previstas para esta segunda-feira a assinatura de atos bilaterais e uma declaração conjunta à imprensa na Casa Rosada, sede do governo argentino. À tarde, ainda em Buenos Aires, Lula participa de encontro com empresários locais e se reúne com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

 

Conforme agenda oficial, nesta terça-feira, 24, o presidente brasileiro participa da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), colegiado do qual o Brasil voltou a integrar após ter se retirado durante o governo de Jair Bolsonaro.

 

Na quarta-feira, 25, Lula segue para Montevidéu, capital uruguaia, também em visita oficial. A agenda no país ainda não foi confirmada, mas, além de encontros bilaterais, há a previsão de um novo encontro com o ex-presidente José Pepe Mujica.

 

*Com informações da Agência Brasil

 


Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Compartilhar: