Dia do Cliente: comércio eletrônico e integração de canais de vendas definem sucesso varejista
Dia do Cliente é comemorado hoje, 15 de setembro

Dia do Cliente: comércio eletrônico e integração de canais de vendas definem sucesso varejista

Celebrada em 15 de setembro, a data se tornou catalisadora de captação e solidificação de clientes para comércios de todos os segmentos, portes e formas de atuação

Concentrar os canais de venda para minimizar a distância entre lojas físicas e virtuais (omnichannel) e dar um avanço no comércio eletrônico. Estes são os novos termômetros de mensuração de sucesso para o comércio varejista de forma geral, seja em lojas físicas de grandes redes e marcas, shoppings virtuais (marketplace) ou sacoleiras digitais.

 

 

 

A atenção e o cuidado com esses dois pontos cruciais ganham maior evidência com o Dia do Cliente, celebrado hoje, 15 de setembro, sexta-feira, data em que o comércio concentra força-tarefa para afagar e fisgar o consumidor com bom atendimento (presencial ou virtual), diferenciadas condições de compra, desde promoções e descontos à facilidade no fechamento do negócio e garantia de entrega íntegra, rápida e segura; e pavimentar o caminho para o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal, próximas datas quentes do varejo.

 

 

 

De acordo com o professor Paulo Sérgio Miranda Mendonça, coordenador do MBA em Gestão de Vendas da Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace FEA-RP-USP) a venda eletrônica é a bola da vez nas operações comerciais no varejo e apostar nesta estratégia no Dia do Cliente é trunfo forte para as empresas. “O comércio digital tornou-se o grande anfitrião do consumidor e pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico aponta que, em 2023, o e-commerce alcançará faturamento de R$185 bilhões no Brasil. Um dado importantíssimo para servir de estímulo ao comércio no aprimoramento de seus canais de venda on-line”, avalia Mendonça, que também é pesquisador e consultor em Vendas e Tecnologias digitais aplicadas a Marketing e Vendas.

 

 

 

NA PALMA DA MÃO

Segundo dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil tem, em média, 1,2 celulares por pessoa e essa informação colabora com a importância do comércio eletrônico no país, uma vez que o telefone móvel é a plataforma preferida para as compras virtuais entre 55% da população, também de acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

 

 

 

Outro ponto importante para os varejistas, de acordo com o professor, é saber que os principais compradores on-line são as mulheres (58%), os jovens maduros (50%), e a população das regiões Sul e Sudeste (70%). “Esses indicadores ajudam a orientar as ações do comércio eletrônico dentro do panorama de crescimento potencial do Brasil, tanto em expansão de alcance geográfico, como por faixa etária e por renda”, comenta o professor Paulo Sérgio Miranda Mendonça.

 

 

 

SEM PONTA SOLTA

Com jornada mais difusa, não é mais tão fácil saber como o consumidor se informa, como toma a decisão de compra e como fecha o negócio. Por isso, o professor da Fundace alerta que as lojas físicas e virtuais agora são partes integrantes do caminho de compra do cliente e o que mais importa é sua boa experiência. “Seja qual for o ponto de venda da empresa acessado pelo cliente, o foco é atendê-lo da melhor forma e da maneira completa”, pontua.

 

 

 

No entanto, apesar da empolgação que a venda digital traz, os varejistas não podem perder de vista algumas regras básicas para atuar com sucesso no encantado mundo do comércio eletrônico, conforme relaciona Paulo Sérgio Miranda Mendonça. “A primeira delas é ter claro que a criação da loja virtual é a última etapa do processo”.

 

 

 

Outro ponto a ser considerado é realizar uma operação focada na experiência do consumidor, com segmentação nas diferentes formas de chegada à plataforma de vendas e ter uma equipe capacitada para compreensão e uso dos dados que serão criados pela operação, de maneira estratégica, para aumento de vendas e retenção de clientes. “Esforço, talento, experiência e conhecimento técnico são fundamentais para o sucesso no comércio eletrônico e o Dia do Cliente é uma forma de chamar a atenção para isso”, finaliza o professor.

 

 

 

SOBRE A FUNDACE

A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1995, vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Seu objetivo é promover pesquisas e desenvolvimento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, buscando contribuir para o crescimento econômico e social do país.

 

 

 

A Fundace conta com uma equipe qualificada de professores, pesquisadores e consultores, que combinam a sólida formação acadêmica com a experiência prática de mercado, organizando os recursos de conhecimentos gerados por professores e pesquisadores da FEA-RP/USP.

 

 

 

A instituição também executa serviços de consultoria especializada para atender às demandas da sociedade e de organizações públicas e privadas em geral, interessadas em práticas modernas e mais eficazes de gestão. Entre os setores que contam com a expertise empregada pela Fundace estão projetos ligados ao saneamento e a resíduos sólidos, avaliação de investimentos e elaboração de modelos de concessão e PPP (Parceria Público Privada).

 

 

 

Congrega um pool inovador de cursos de especialização e qualificação, prestação de serviços, bem como extensão e soluções empresariais. Já foram oferecidos diversos cursos de MBA em áreas de nas áreas de administração, economia, contabilidade, finanças, marketing, entre outros. Atualmente, são ofertados cerca de 12 cursos por semestre nas modalidades presencial e on-line.

 

Ao longo de sua trajetória de quase 30 anos, a Fundace tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento nas esferas administrativas, contábeis e econômicas, além de prestar relevantes serviços às comunidades empresarial e acadêmica brasileiras.

 


Foto: Freepik

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