Estado de São Paulo terá a primeira unidade de centro de pesquisa francês no país
Sede do instituto será na Cidade Universitária da USP, na Capital

Estado de São Paulo terá a primeira unidade de centro de pesquisa francês no país

Institut Pasteur fechou parceria com a Universidade de São Paulo (USP)

Maior polo de produção científica do país, o Estado de São Paulo tem, agora, um reforço de peso no setor. Nesta sexta-feira, 31, foi formalizada a criação do Institut Pasteur de São Paulo, fruto de uma parceria entre o Institut Pasteur da França e a Universidade de São Paulo (USP). 

 

Um dos focos do centro paulista é o estudo de novas viroses e a identificação de possíveis novas pandemias. Com a formalização da unidade, também poderão ser realizadas pesquisas científicas de classe mundial em uma série de tipos de doenças (transmissíveis e não-transmissíveis, emergentes, reemergentes, negligenciadas ou progressivas). Esta é a primeira unidade do centro de pesquisas francês no Brasil. 

 

A assinatura é o passo final de uma parceria iniciada em 2017 entre o Institut Pasteur e a USP. À época, foi firmado um convênio para a construção de uma plataforma técnico-científica entre as duas instituições – uma etapa intermediária antes da criação do instituto. No mesmo ano, foi dado início às obras de instalação do prédio da plataforma e da futura sede do Instituto na Cidade Universitária, na Capital. No ano seguinte, foram adquiridos os equipamentos necessários para o funcionamento da plataforma, ao custo de R$ 6 milhões. Os recursos são oriundos da Fapesp e do Institut Pasteur da França. As operações foram iniciadas em 2020.

 

Infraestrutura

 

O Institut Pasteur de São Paulo é sediado na Cidade Universitária da USP, em uma área de 1,7 mil m², que poderá abrigar até 80 pesquisadores simultaneamente. Ele conta com 17 laboratórios, sendo quatro de nível 3 de biossegurança, outros quatro de nível 2 e mais oito de nível 1. Também estão disponíveis aos cientistas uma plataforma de bioinformática e diversos laboratórios multiusuários.

 

O centro de pesquisas de São Paulo está integrado à Rede Pasteur, que conta com 34 polos de investigação científica em 25 países ao redor do mundo. Também será possibilitado o acesso a recursos financeiros para projetos e aos programas de mobilidade e de treinamento de pesquisadores da Rede Pasteur.

 

O Institut Pasteur

 

O Institut Pasteur foi fundado em 1887, pelo microbiologista Louis Pasteur, criador da vacina antirrábica e do processo de pasteurização. A unidade é especializada no estudo da biologia dos microrganismos, das doenças causadas por eles e desenvolvimento de vacinas. Para se ter uma ideia, 10 pesquisadores do instituto já receberam o Prêmio Nobel.


George Campos/Agência USP

Compartilhar: