Abertura da campanha Outubro Rosa em Ribeirão Preto é neste domingo, 4

Abertura da campanha Outubro Rosa em Ribeirão Preto é neste domingo, 4

Com direito a beer bike, evento acontece no Parque Luís Carlos Raya, a partir das 8h

Com caminhada, aula de dança e serviços da prefeitura disponíveis, a abertura da campanha Outubro Rosa, em Ribeirão Preto, também terá uma atração especial: a beer bike, aos moldes do tradicional costume alemãoPara se divertir nela (que, embora o nome indique, não oferecerá cerveja nesse evento e sim outros tipos de bebida), é preciso sentar e pedalar também. A abertura oficial da campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama é neste domingo, 4, às 8h, no Parque Luis Carlos Raya. 

Também marca presença no evento deste domingo o Dr. Móvel, ônibus da Administração Municipal que oferece serviços médicos itinerantes pela cidade

A campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O câncer de mama é o segundo câncer que mais ocorre em mulheres e é a principal causa de morte pela doença entre elas. A faixa etária de maior ocorrência desse tipo de câncer é entre 50 e 69 anos. Estima-se que 22% das mulheres entre nessa faixa etária nunca fizeram mamografia ou não a fazem há mais de dois anos.

O Estado de São Paulo apresenta a melhor cobertura para rastreamento de câncer de mama no país. Porém o Estado posiciona-se abaixo da meta preconizada pelo MS (INCA) de cobertura de no mínimo 70% das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O número de mamógrafos existentes no Estado (433), públicos ou conveniados SUS, atinge a média de 4,4 mamógrafos por 240 mil mulheres SUS dependentes. A OMS preconiza 01 mamógrafo para 240 mil mulheres. Mesmo assim, não tem sido possível sensibilizar a mulher assintomática a realizar o exame preventivo, considerado tão importante para sua saúde.

Em Ribeirão Preto, a estimativa é que 14 mil mulheres não realizam o exame preventivo de rastreamento, sendo 8.400 usuárias do SUS e 5.600 usuárias da saúde suplementar. Deste modo, o tema proposto para 2015 é conscientizar as mulheres entre 50 a 69 anos, que nunca fizeram mamografia ou não fazer há mais de dois anos, para que façam o exame. A Secretaria da Saúde se reuniu com diversos setores da sociedade para enumerar ações que serão desenvolvidas durante todo o mês.

Revide On-line com informações da Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação

Compartilhar: