Acirp faz pedido à Prefeitura para Área Azul em novas vias de Ribeirão Preto
Entidade estuda formas de amenizar trânsito da cidade

Acirp faz pedido à Prefeitura para Área Azul em novas vias de Ribeirão Preto

A associação entregou ao Executivo propostas da entidade e de empresários para amenizar impactos das obras do PAC

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), entregou à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, nessa quinta-feira, 4, um ofício com propostas para amenizar os impactos das obras do Programa Ribeirão Mobilidade. Entre elas, a entidade sugere a implementação de Área Azul em novas vias.

A entidade sugere implementar o imposto nas vias perpendiculares das avenidas Dom Pedro I, Saudade, São Paulo, estabelecer que o tráfego nos corredores de ônibus seja apenas nos horários de pico e planejar horários alternativos de carga e descarga das empresas.

As sugestões foram elaboradas após estudos realizados pelo Núcleo de Acompanhamento ao Plano Diretor e suas Leis Complementares da ACIRP e depois de reuniões com empresários das regiões onde as obras serão realizadas.

“Junto com os empresários presentes nos encontros realizados esta semana nas Distritais Oeste e Leste preparamos propostas e reivindicações para a Prefeitura. Entendemos que essas obras podem beneficiar muitas pessoas ao melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de deslocamento de quem utiliza o transporte coletivo, mas é importante que a Prefeitura atue para reduzir o impacto dessas mudanças para os empresários que investiram nessas regiões, geram empregos e cujas famílias dependem desses negócios”, afirma o presidente da ACIRP, Dorival Balbino.

A ACIRP propõe a execução das obras por etapas. “A ideia é realiza-las em trechos de 100 a 200 metros, no máximo, para só depois de finalizada passar para o trecho seguinte até a finalização da obra”, explica Balbino.

Corredores de ônibus

No documento, a associação ainda propõe iniciar as obras dos corredores de ônibus pelas localidades onde existe predominância do uso habitacional ou de serviços não comerciais, a fim de que no período natalino a região onde se concentra o uso comercial não seja tão afetada com o canteiro de obras. “Por exemplo, as obras da Avenida Dom Pedro I poderiam iniciar-se pela Avenida Luiz Galvão Cesar; já na Avenida Saudade, as obras poderiam iniciar-se por seu final, na Avenida Brasil”, cita Balbino.

A entidade ainda sugere a reorganização da estrutura de vias existentes paralelas ao corredor de ônibus das avenidas Dom Pedro, Saudade, Brasil e da rua São Paulo utilizando recursos do FINISA ou de eventual sobra das licitações do PAC.

Trânsito ameno

Outra sugestão é transformar as ruas André Rebouças e Maranhão em vias auxiliares da Avenida Dom Pedro, com semáforos inteligentes que a transformem em via coletora (onda verde), a fim de canalizar os veículos no sentido Centro-Bairro e vice-versa e que não tem como destino a Avenida Dom Pedro e suas perpendiculares.

A Rua São Paulo também poderia ser transformada em via coletora para canalizar os veículos no sentido Centro Bairro até a Rua Romeu Ceoloto, onde ocorreria a ligação com a Avenida Saudade. Além disso, poderia ser analisada a viabilidade da interligação da Rua São Paulo com a Rua Taubaté, com as necessárias desapropriações e construção de ponte.

Quanto à rotatória Amin Calil, é proposto estudar a possibilidade de passagem direta, com semáforos na interligação da Avenida Fábio Barreto com a Via Norte, nos mesmos moldes adotados na solução da Avenida Independência com Avenida João Fiúsa.

 


Foto: Amanda Bueno

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