Botão de Emergência nos ônibus urbanos começa a funcionar na segunda-feira, 22
O dispositivo será de uso exclusivo dos motoristas

Botão de Emergência nos ônibus urbanos começa a funcionar na segunda-feira, 22

Dispositivo enviará comunicações rápidas aos Centros de Controle Operacional - CCO da RP Mobi e da PróUrbano, além de possibilitar o acionamento da GCM

O sistema integrado do “Botão de Emergência” que já está incorporado nos 204 novos ônibus do transporte público de Ribeirão Preto iniciará o funcionamento na próxima segunda-feira, 22 de abril. A inovação, que poderá ser utilizada pelos motoristas, trata-se de um pequeno display localizado do lado esquerdo do painel do veículo, com um teclado numérico que possui conexão direta com os Centros de Controle Operacional - CCO da RP Mobi e da PróUrbano. O objetivo é ampliar a segurança dos usuários destes veículos de uso coletivo.

 

Por meio desse equipamento, diante de eventuais ocorrências, poderão ser enviadas mensagens ao CCO. O sistema está sendo popularmente chamado de “Botão de Emergência”.

 

De acordo com o diretor de Transporte da RP Mobi, José Mauro de Araújo, o equipamento é fruto de um esforço conjunto entre a RP Mobi, consórcio PróUrbano e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). “Qualquer ocorrência poderá ser comunicada por meio desse sistema, que atende perfeitamente o nosso compromisso de oferecer dentro do transporte coletivo urbano, um ambiente mais seguro para os condutores e usuários”, explica. 

 

Entre as funcionalidades do Botão de Emergência é a possibilidade de comunicar desde problemas operacionais até alguma eventual ocorrência policial. O sistema permite também a comunicação de diversas situações, inclusive de socorro médico.            

 

Para a Guarda Civil Metropolitana, este sistema integrado é um avanço significativo que auxiliará a corporação no combate a delitos, inclusive nos referentes a assédio sexual, ao possibilitar uma ação mais rápida e eficiente. A GCM destaca que o painel servirá, ainda, para o enfrentamento da prática da “rabeira” nos ônibus, pois essa é uma situação de alto risco, de imprudência, principalmente no trânsito, que coloca a vida das pessoas em risco. Ao ser comunicada com mais rapidez, a guarda atuará de forma mais ágil para combater essa prática constante no município.

 

De acordo com a RP Mobi, o sistema integrado do Botão de Emergência será incorporado em toda frota renovada do transporte coletivo urbano do município. 

 

Todos os motoristas do transporte coletivo urbano que utilizarem os veículos com o display do Botão de Emergência vão receber um guia impresso com diversas informações e orientações necessárias para o uso desta ferramenta tecnológica. 


Foto: divulgação

Compartilhar: