Cai pela metade o número de roubo de carros em RP

Cai pela metade o número de roubo de carros em RP

Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, que apontam redução no semestre, foram divulgadas nesta segunda-feira

O número de carros roubados em Ribeirão Preto no primeiro semestre de 2015 sofreu redução de 47,6%, em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, segundo as estatísticas de violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Foram 53 carros, motos e caminhões roubados na primeira metade deste ano. Em 2014 houve registro de 93 roubos de automóveis. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 27, em entrevista coletiva do secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Moraes.

Já na comparação entre os meses de junho dos dois anos, a queda é de 43,1%. O número de furtos de automóveis, tanto nos semestres quanto no sexto mês de 2015, também diminuiu. Na primeira metade de 2015, houve 33,5% menos furtos. Já em junho a queda foi de 37,8%.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a queda no número de furtos e roubos de veículos ocorre em função de uma lei sancionada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), no começo de 2014, que proíbe a atividade de desmanches de automóveis que não tenham cadastro no Detran.

No balanço da secretária de segurança também mostra que foi registrado 20 roubos de cargas no município este ano, sendo cinco só no mês passado, que junto com abril, foram os meses com mais ocorrências do tipo registradas.

Já os roubos comuns tiveram leve queda em junho. Foram 312 crimes registrados nas delegacias de Ribeirão Preto este ano, contra 333 no ano passado. No semestre, foram 1.808 roubos, número 25% menor do que na primeira parte de 2014.

Enquanto isso, ocorreram 916 furtos na cidade em 2015, ante 1.037 no ano passado, e nos seis primeiros meses do ano foram 5.513 furtos registrados, 19,4% a menos do que no mesmo período no ano anterior.

Violência

Em junho deste ano, em Ribeirão Preto, ocorreram dois assassinatos, o dobro do mesmo período de 2014, quando uma morte violenta foi registrada. No primeiro semestre o número de homicídios cresceu 20% se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 24 ocorrências contra 20.

No último mês não houve vítimas de latrocínio – roubo seguido de morte -, e até agora neste ano três pessoas sofreram este tipo de crime. Em junho houve um estupro registrado, somando-se a outros 25 em 2015. No ano passado, só no sexto mês do ano, foram oito.

Esse é o menor número de crimes envolvendo violência sexual desde 2013, quando em junho também foram registrados oito casos, totalizando 56 apenas no primeiro semestre daquele ano.

Revide On-line
Foto: Arquivo Revide/Divulgação

Compartilhar: