Caminhada do Calvário deve reunir uma multidão de fiéis no Teatro de Arena

Caminhada do Calvário deve reunir uma multidão de fiéis no Teatro de Arena

Tradicional evento religioso começa às 18h e a entrada é gratuita

A 39ª Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo deve movimentar milhares de pessoas nesta Sexta-feira Santa, 29 de março. O tradicional evento religioso começa às 18h, no Teatro de Arena, Morro do São Bento. A entrada é gratuita.

 

A encenação que retrata as últimas horas de Jesus Cristo antes da crucificação tem produção cênica e teatral dos grupos Divino Ato e Porão, com figurino e curadoria realizados pela Carminha Rezende. Cerca de 60 pessoas, entre atores, voluntários e produção prometem encantar os fiéis. 

 

Nesta edição, o evento contará com acessibilidade em Libras e participação especial do Coral Art Musique Vocal. O público também poderá apoiar os projetos de incentivo a leitura doando livros infantis e gibis. 
 

O secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, lembra que a Caminhada do Calvário é um dos eventos mais aguardados do ano. “São 39 anos de muita emoção, reflexão, fé e realismo. Tenho certeza que os fiéis da cidade e de toda a região vão se encantar com os nossos artistas e, principalmente, com toda a produção. É mais um evento que vai ficar marcado na história de Ribeirão Preto”. 


Patrimônio Imaterial

 

A Caminhada do Calvário tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Ribeirão Preto, por Decreto-Lei nº 12.924, em dezembro de 2012. Do latim, Via Crucis é o Caminho da Cruz, o trajeto seguido por Jesus Cristo, do momento em que é condenado à morte até o sepultamento.

 

Um costume que teve origem no século XI, onde os cristãos que percorriam os lugares sagrados em Jerusalém veneravam os pontos mais expressivos da Paixão de Cristo. Tal tradição veio para o Ocidente por intermédio de seus conquistadores e até hoje permanece, representando uma peregrinação da Via Dolorosa em Jerusalém.


 
A representação desta manifestação religiosa em Ribeirão Preto surgiu de uma promessa que o fotógrafo e ator Rubens Guerra, falecido em 2017, aos 52 anos, fez pela saúde de sua mãe e tornou-se uma tradição na cidade, reunindo milhares de pessoas.


Serviço
39ª Caminhada do Calvário – A Encenação da Paixão de Cristo

Quando: 29 de março (sexta-feira), a partir das 18h
Onde: Teatro de Arena - Praça Alto do São Bento, S/N
Quanto: entrada gratuita 


Foto: divulgação

Compartilhar: