Conheça os cães que combatem o crime em Ribeirão Preto
Doberman Gui e seu treinador, o PM Sergio: animal se prepara para substituir Aquiles, estrela do canil

Conheça os cães que combatem o crime em Ribeirão Preto

Canil do batalhão da cidade é um dos mais antigos e atua em toda região

O Canil da Polícia Militar de Ribeirão Preto possui uma estrela em seu plantel: o cão farejador Aquiles, da raça springer spaniel inglês. Sozinho, em pouco mais de um ano de trabalho, o cão já participou da apreensão de, aproximadamente, segundo o sargento da PM Selingardi, 500 quilos de drogas, e já agiu em diversas ocorrências. Por causa de seus serviços, Aquiles recebeu uma medalha de honra em agosto. O animal tem quatro anos e está no auge do seu desempenho.

Aquiles e? um dos ca?es mais carinhosos do canil

Gerações

Além dele, o canil também conta com o rottweiler Kliff que, após 8 anos de trabalho, irá se aposentar. Seu treinador, o cabo da PM Sérgio, o exibe com orgulho, mas ele já treina seu sucessor: o doberman Gui, de apenas 60 dias, está sendo preparado para substituí-lo. Após aposentar, o cão fica com seu treinador. Sérgio resolveu doá-lo para outro membro da corporação que o conhece desde filhote. Os cães não têm idade mínima para iniciar, mas sempre se aposentam com 8 anos de serviço.

O canil também recebeu, junto com o doberman Gui, outros dois cães: os pastores-belga Malinois Thor, de seis meses, e Gringo, com 13 meses. Thor acabou de chegar e passa a maior parte do tempo reconhecendo o local e ainda não aprendeu nenhum comando. Já Gringo acata as primeiras ordens, mas ainda não está preparado para o serviço de rua.

Gringo e? um rece?m-chegado que ja mostra aptida?o para o trabalho

Treinamento

De acordo com Seligardi, que também é supervisor do canil, é como se os cães escolhessem seu emprego, seja farejador, policiamento ou de demonstrações. Durante os testes, o adestrador detecta em qual área o animal tem mais afinidade e passa a treiná-lo para esse fim específico. Atualmente, o canil conta com 21 cães, entre rottweiler, pastor-alemão, malinois, labrador, doberman, bloodhound e springer spaniel. Desses,18 já estão prontos para atuarem.

Aquiles foi homenageado pelo trabalho na polícia

Os policiais que servem na base do canil também passam por treinamentos e cursos, como cinotecnia, faro e auxiliar veterinário, para poderem atender os cães da melhor maneira.

O canil

O canil da PM de Ribeirão Preto foi fundado em 1964 e, de acordo com Seligardi, tem se mostrado um braço importante no combate à criminalidade na cidade de Ribeirão Preto e região.


Fotos: Gustavo Ribeiro

Compartilhar: