Contribuinte pode optar por carnê digital do IPTU em Ribeirão Preto

Contribuinte pode optar por carnê digital do IPTU em Ribeirão Preto

Carnê do IPTU de 2021 poderá ser solicitado via e-mail, substituindo a versão impressa

A partir de dezembro deste ano, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto passará a oferecer a opção de envio digital do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Em substituição ao carnê em papel, os demonstrativos de lançamentos e as guias para o pagamento de IPTU serão enviados por e-mail para os contribuintes que optarem pela função. Se preferir, o contribuinte optante pelo IPTU Digital poderá visualizar e imprimir as guias do carnê digital, no site da Prefeitura.
 
Segundo Marcos Furquim, diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, o projeto contou com o apoio do secretário da Fazenda, Manoel de Jesus Gonçalves. "Atualmente o município possui 300 mil lançamentos de IPTU, que são distribuídos anualmente aos contribuintes. O custo para a confecção dos carnês e toda a sua logística de entrega, consomem dos cofres públicos, em torno de R$ 1,5 milhão", explica Furquim.

Segundo o diretor, a medida visa não somente a economia, mas também dar agilidade e segurança ao contribuinte. "O contribuinte elege um e-mail válido e passará a receber logo no mês de dezembro, o link para acesso aos dados do lançamento do exercício seguinte, que conterá todas as informações tributárias necessárias para a conferência do tributo", acrescenta.

 Detalhes

A solicitação de adesão ou cancelamento de adesão ao IPTU Digital poderá ser realizada a qualquer momento no site na página da Secretaria da Fazenda, no site da Prefeitura. Entretanto, a solicitação efetuada entre os dias 1º de novembro e 31 de dezembro não surtirá efeitos para o lançamento efetuado no início do ano seguinte. Ou seja, quem desejar receber o carnê digital a partir de 2021, deve solicitá-lo antes dessa data.

Uma vez solicitado a versão digital, o contribuinte não mais receberá o carnê de papel. No caso de proprietários que possuam vários imóveis registrados em um mesmo CPF, as alterações de endereço de e-mail  deverão ser realizadas na Secretaria da Fazenda no Setor de Atendimento ou no Poupatempo, pessoalmente. O Executivo também disponibilizou uma página na qual tira dúvidas sobre o novo serviço.


Foto: Ibraim Leão

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