Detran.SP lança novo sistema de biometria
Autoescolas de Ribeirão Preto já fazem uso do novo sistema

Detran.SP lança novo sistema de biometria

Nova tecnologia mede temperatura corporal e frequência cardíaca com o objetivo de evitar fraudes

Com o objetivo de coibir a evasão dos alunos nas aulas teóricas e práticas, a partir desta segunda-feira, 18, o Detran.SP adotou um novo sistema de leitura biométrica – usada para identificar os candidatos e os profissionais em aulas e avaliações médicas –, que será capaz de reconhecer o dedo humano, por meio da temperatura corporal e frequências cardíacas.

Chamado de “dedo vivo”, o novo aparelho, por meio de seu sistema de reconhecimento, poderá evitar as fraudes com os dedos de silicone, que eram usados para registrar a chegada e a saída do aluno no sistema e-CNHsp – plataforma em que o órgão faz o rastreamento das etapas do processo de habilitação.

Desta vez, o novo equipamento deverá ser usado por todos os parceiros envolvidos no processo de habilitação – autoescolas, médicos e psicólogos –, já que o Detran.SP não aceitará mais dispositivos do tipo comum.Lucas Castro de Oliveira

Para Lucas Castro de Oliveira, proprietário da Auto Escola Objetiva, de Ribeirão Preto, a medida é correta e essencial para evitar fraudes. “Nós achamos positiva a iniciativa do novo sistema. Por se tratar de um equipamento que medirá a frequência cardíaca e a temperatura corporal, acredito que inibirá muitas fraudes – como os moldes de silicone – que acontecem no Estado de São Paulo e também em todo Brasil”, avalia Oliveira.

Segundo o responsável, o sistema já é utilizado no local. “Implantamos o equipamento e ela já está em uso. Como todo sistema novo ainda está em processo de adaptação, mas está tudo encaminhado. Estamos recebendo todo respaldo do e-CNHsp, acho que daqui uns dois dias já estará tudo normalizado”, finaliza Oliveira.

Campanha

Com o novo sistema, o Detran.SP lança também a campanha ”Aprender a dirigir não faz de você um motorista. Aprender a respeitar a vida faz”. O objetivo é destacar a importância da formação dos futuros motoristas.

 


Fotos: Amanda Bueno

Compartilhar: