Dia da Conscientização da Anosmia tem atendimento gratuito em Ribeirão Preto

Dia da Conscientização da Anosmia tem atendimento gratuito em Ribeirão Preto

Ação ocorre na Praça XV de Novembro e é promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e a Academia Brasileira de Rinologia

Nesta segunda-feira, 27, médicos otorrinolaringologistas realizam atendimento gratuito à população de Ribeirão Preto por meio da ação “Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta”. O evento ocorre até as 17h, na Praça XV de Novembro, em frente à loja Americanas.

 

Haverá distribuição de senhas no local, e os participantes passarão por uma triagem, na qual responderão a um questionário, com a finalidade de auxiliar na coleta de informações para a etapa de avaliação médica. Também estarão disponíveis testes para analisar a qualidade do olfato. O atendimento será limitado a 200 pessoas, portanto, quem chegar primeiro garante a senha para ser atendido. 

 

Pode participar quem, nos últimos 12 meses, apresentou sintomas constantes de nariz entupido, secreção nasal, dificuldade em sentir cheiro, dor ou sensação de pressão no rosto.

 

Pacientes avaliados na ação e que forem identificados com sinais relacionados à rinossinusite crônica com pólipos nasais terão apoio da Sanofi para encaminhamento a consultas gratuitas com especialista em otorrinolaringologia. A assistência será limitada a 20 consultas.

 

O evento marca o Dia da Conscientização da Anosmia, termo médico usado para definir a perda da função olfativa. Durante a ação, haverá avaliação clínica inicial para identificar pessoas com problemas de sinusite e distúrbios que afetam o olfato, questões que impactam a qualidade de vida. “Sabemos que a rinossinusite crônica, popularmente chamada de sinusite, está entre as causas da anosmia e o distúrbio do olfato pode ser um dos sintomas dela, especialmente a com pólipos nasais. Queremos auxiliar a população levando esclarecimentos sobre as consequências, ajudando a reconhecer o problema e conscientizando sobre a necessidade de tratamento adequado”, esclarece a Dra. Wilma Anselmo Lima, coordenadora da ação em Ribeirão Preto.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: