Em três anos, Ribeirão perde 30 mil pontos de telefones fixos
Em uma enquete realizada pelo Portal Revide na rede social Facebook, apenas 16% das pessoas que participaram usam telefone fixo

Em três anos, Ribeirão perde 30 mil pontos de telefones fixos

Os dados foram divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Em três anos, a cidade de Ribeirão Preto teve a diminuição de aproximadamente 30 mil pontos de telefones fixos. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 29.729 residências ou empresas passaram a utilizar apenas telefones celulares.

Os dados foram colhidos de janeiro de 2015 ao início de 2018. Em uma enquete realizada pelo Portal Revide na rede social Facebook, apenas 16% das pessoas usam telefone fixo. Os outros 84% disseram que usam apenas telefone móvel.

O número de Ribeirão Preto é seguido pela região metropolitana. As maiores cidades próximas ao município - Sertãozinho, Jaboticabal, Mococa e Batatais - representam número diferente. As quatro cidades tiveram aumento nos pontos fixos. Em Jaboticabal, por exemplo, o crescimento foi de 1.063 pontos fixos.

A aposentada Maria Cecilia dos Santos, de 60 anos, diz que utiliza muito o telefone fixo, mas que prefere o celular. “O meu telefone fixo é vantajoso para realizar ligações à outras cidades, pois pago um valor menor, mas pelo celular posso conversar por mensagens”.

Já Joaquim de Mouraria, de 76 anos, prefere usar telefone fixo. “Tenho um aparelho celular, mas ele é mais para emergência, acredito que minha geração ainda é do fixo, afinal, quando nasci nem energia elétrica existia em minha casa”.

Por fim, a jovem Ana Paula Custódio, de 18 anos, opta por falar apenas pelo celular. “Em casa nós não temos mais fixo. Somos em três irmãs, cada um tem seu próprio celular e paga o seu plano para falar e mandar mensagens às pessoas. Acredito que seja mais prático”.

Em Ribeirão, atualmente, existem 178.248 pontos fixos de telefone. A Discagem Direta a Distância (DDD 16), na região, em janeiro de 2015, contava com 4.230.595. No mesmo mês de 2018, o número é de 3.715.670. A queda de pontos móveis é de 514.925. A Anatel não divulgou o números de aparelhos celulares por cidade.


Foto: Pedro Gomes

Compartilhar: