Estado de São Paulo celebra o primeiro "Agosto Indígena"
Dia 9 de agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela ONU em 1995

Estado de São Paulo celebra o primeiro "Agosto Indígena"

Comemoração foi marcada no calendário oficial do estado em janeiro deste ano

Neste mês, o estado de São Paulo comemora o primeiro "Agosto indígena". A celebração instituída no calendário oficial do estado traz, segundo a deputada Monica da Mandata Ativista (PSOL) autora do projeto de lei, a importância “para reflexão junto aos povos indígenas para evitar o processo de violações históricas, culturais e religiosas de sua dignidade enquanto pessoas”.

De acordo com Chirley Pankará, membro da equipe da deputada, a lei faz menção ao dia 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas criado em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU). "Que sirva de ferramenta para ser trabalhada dentro das escolas, para quebrar estereótipos. Que faça menção a existência dos povos indígenas, com suas culturas, suas lutas e seu fortalecimento", afirmou.

Ribeirão Preto

Para região de Ribeirão Preto, o mês apresenta significado especial, já que, de acordo com estudo publicado em 2017, foi habitada inicialmente pela tribo indígena Caipós.

O arqueólogo responsável pela descoberta das provas nos anos 70, Paulo Eduardo Zanettini, tem a certeza de que dezenas de etnias viveram na região, todas convivendo ao mesmo tempo. Os itens encontrados em Ribeirão, foram descobertos na construção de um cemitério, debaixo do asfalto e em uma fazenda.

O Censo de 2010, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registou uma população de 565 indígenas em Ribeirão Preto. 41.794 em todo o estado de São Paulo, sendo 34.831 no espaço urbano e 6.963 em terras indígenas.


Foto: Divulgação/Caiapós no Nordeste

Compartilhar: