Gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora são batizadas em Ribeirão Preto

Gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora são batizadas em Ribeirão Preto

Irmãs que nasceram unidas pelo crânio foram batizadas nas Sete Capelas, neste sábado, 8

As gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora foram batizadas na manhã deste sábado, 8, na Capela de Nossa Senhora das Graças, nas Sete Capelas, em Ribeirão Preto.

As crianças, naturais do Ceará, nasceram unidas pelo crânio e foram separadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Após quatro procedimentos cirúrgicos ao longo do ano, no dia 27 de outubro de 2018, após 20 horas de cirurgia, Ysabelle e Ysadora foram, enfim, separadas.

Diego Farias, o pai das meninas, comenta que escolheu batizar as crianças em Ribeirão Preto pela proximidade dos padrinhos, ambos da cidade, e pelo laço que criaram com o município. Marya Ysadora terá como madrinha uma amiga que a família fez enquanto estava no HC.

Maria Ysabelle terá como madrinha a pediatra Maristela Bergamo, que acompanhou todo o caso das meninas no hospital. A especialista conta que é possível realizar todo o trabalho profissional e, ainda, se envolver emocionalmente com o caso.

"O trabalho da equipe foi maravilhoso, os amigos ajudaram muito, mas a força delas de terem suportado cinco cirurgias de um para dois anos de idade foi muito grande. Elas que são a grande força disso tudo e eu tenho muito orgulho delas", declarou Maristela.

O professor Hélio Rubens Machado, professor titular de neurocirurgia e responsável por coordenar a equipe que separou as gêmeas, também esteve presente. 

Machado explicou que as crianças continuarão o acompanhamento no Hospital das Clínicas por, pelo menos, cinco anos.

"O acompanhamento que nós chamamos de multidisciplinar, tanto pela parte da formação da pele e da cabeça, quanto do desenvolvimento neurológico, é a fase mais importante da criança. Às vezes, elas podem precisar de mais alguma intervenção ou estimulação, que tem que ser feito nesse período, quando o cérebro ainda está em forte desenvolvimento", explicou o professor.

Em peso, a equipe do HC acompanhou o batizado conduzido pelo pároco Dom Gregório Botelho. O chefe de cirurgia plástica do hospital, Jayme Farina, comentou que na próxima terça-feira, 11, será convocada uma reunião em conjunto com as equipes para avaliar a recuperação das gêmeas.

"Felizmente, pelo o que a gente pode ver aqui na cerimônia, elas estão muito bem, com boa cicatrização. Precisamos ver a consolidação óssea que deve ter evoluído bem", concluiu Farina.


Fotos: Paulo Apolinário

Galeria de imagens

Compartilhar: